CNH Digital: saiba como funciona
27 nov

CNH Digital: saiba como funciona

A fim de facilitar a vida dos brasileiros, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) tornou realidade em 2018 uma versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em todos os estados do país. Conhecido como CNH Digital ou CNH-e, o documento tem o mesmo valor jurídico da sua versão física e pode ser apresentado sempre que o original for solicitado, como em blitz, por exemplo.

Mas, afinal, isso significa que a CNH de papel já pode ser jogada fora? Ela será substituída pela eletrônica? E como a CNH Digital funciona? Quem pode ter a sua? Como fazê-la? Continue lendo esse artigo para saber a resposta dessa e de outras questões importantes.

Para que serve a CNH Digital?

Para começar, é importante dizer que a CNH Digital ainda não chegou para substituir por completo o documento físico. As carteiras de motorista tradicionais continuam sendo emitidas normalmente. A versão eletrônica, porém, chegou para facilitar a vida dos brasileiros, tornar o dia a dia mais prático e reduzir o número de multas com base no artigo 232 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que diz:

Art. 232 - Conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório referidos neste Código:

Infração: leve;

Penalidade:  multa;

Medida administrativa: retenção do veículo até a apresentação do documento.

Por não demandar nenhum equipamento eletrônico para ser conferida, a carteira de habilitação tradicional é vista como uma opção 100% confiável e que funciona sempre que apresentada a uma autoridade de trânsito. Porém, é um documento de papel, que corre riscos de danificar, rasgar ou extraviar.

Essa é uma desvantagem que não existe no modelo eletrônico. Afinal, quem não anda o tempo todo com seu celular hoje em dia? Além disso, o aplicativo da CNH Digital também não exige conexão com internet após o primeiro acesso. Em compensação, o aparelho pode ficar sem bateria e você não ter como apresentar o documento. Mas nada que um carregador veicular não resolva.

De todas as formas, o mais recomendado é estar sempre com as duas versões. Assim, caso haja alguma eventualidade, você ainda vai ter uma delas para apresentar às autoridades, evitando a multa.

Como fazer a CNH Digital?

O primeiro passo para fazer sua CNH Digital é baixar e executar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, através do Google Play, para smartphones com sistema operacional Android, ou Apple Store, para iOS.

CNH-Digital-saiba-como-funciona-2

Em seguida, vá em “Entrar com gov.br”, clique em “Crie sua conta”, caso ainda não tenha uma conta de acesso única do Governo, e siga o passo a passo como orientado pelo app. Algumas informações vão ser solicitadas, como nome completo, telefone e CPF, além de outras informações de segurança para garantir que é realmente você quem está respondendo.

CNH-Digital-saiba-como-funciona

Um número de validação será enviado por e-mail ou SMS e, então, você deve criar uma senha de acesso. Para concluir, clique em “Ir para a área do cidadão” e, em seguida, na setinha que está no canto superior esquerdo para retornar à primeira tela.

CNH-Digital-saiba-como-funciona-4

De volta ao início, informe seu CPF, clique em “próxima” e preencha sua senha. Uma página com termos de uso e política de privacidade vai aparecer, leia tudo e marque a caixa de seleção para autorizar e continuar o procedimento.

CNH-Digital-saiba-como-funciona-5

Feito isso, você já vai conseguir ver a tela inicial do app, que oferece quatro opções: Habilitação, Veículos, Infrações e Educação. Para fazer sua CNH Digital, clique na primeira opção e em “Toque para baixar sua CNH”.

CNH-Digital-saiba-como-funciona-6

Até alguns meses atrás, só havia duas opções nessa etapa: era necessário se dirigir ao Detran da sua cidade para concluir o cadastramento ou emitir um certificado digital (procedimento pago, realizado por empresas como Correios e Serasa).

Atualmente, também é possível validar o cadastro na mesma hora utilizando o celular. Basta seguir as orientações dadas pelo próprio aplicativo, que vai realizar a leitura do QR Code que consta no interior do documento físico.

Segundo o Denatran, a cobrança de possíveis taxas para a emissão da CNH Digital fica a cargo do Detran de cada estado. Em Minas Gerais, ela é gratuita.

CNH-Digital-saiba-como-funciona-7

O próximo passo é o reconhecimento facial, também seguindo as orientações dadas pelo app, e, por fim, é necessário colocar seu número de celular e registrar uma senha de quatro dígitos. Essa senha será exigida sempre que desejar acessar o documento e, em alguns modelos de smartphone, também é dada a opção de autenticar o login através da biometria.

Quais outras funções o aplicativo da CNH Digital oferece?

Como informamos acima, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito oferece um menu na tela inicial com quatro opções: Habilitação, Veículos, Infrações e Educação.

Habilitação

É nessa opção que você realiza o cadastro da CNH Digital e pode visualizá-la depois. Somente depois do documento registrado é possível utilizar as outras funções oferecidas pelo app. Uma novidade interessante é que agora o ele também avisa o usuário quando o documento está próximo ao vencimento. Cerca de 30 dias antes, ele emite um alerta para que o condutor agende sua renovação.

Veículos

Nesse botão, é possível visualizar todos os veículos em seu nome, assim como acessar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital, por enquanto, disponível apenas nos estados do Amazonas, Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia, Sergipe e Distrito Federal).

Além disso, a plataforma também possibilita a notificação de recall, com informações detalhadas sobre defeitos do automóvel, o risco da não realização de reparo e orientações para o atendimento das falhas que podem causar acidentes, com indicação do canal de atendimento da empresa responsável.

Infrações

Aqui, você pode conferir todas as infrações ligadas tanto ao carro/moto, quanto ao motorista. A previsão é que, até 2020, também seja possível realizar o pagamento das multas através do próprio aplicativo.

Educação

Na última opção do menu, o software traz informações educativas, como o próprio nome sugere, relacionadas às campanhas do Denatran, como a importância de respeitar os ciclistas não beber antes de dirigir e não usar celular no trânsito.

CNH-Digital-saiba-como-funciona

Todo mundo pode ter a CNH Digital?

Não. A CNH Digital só está disponível para aqueles com a CNH tradicional no modelo atualizado, ou seja, que tenha sido emitida após maio de 2017. Além de pequenas mudanças no layout, a principal diferença entre as duas versões é a presença de um QR Code em seu verso, a fim de garantir sua autenticidade e evitar fraudes e falsificações. É esse código que será utilizado na validação do documento ao registrar a versão eletrônica.

Caso sua CNH seja do modelo antigo, é possível solicitar ao Detran uma segunda via ou renovação mesmo que o documento não esteja próximo de seu vencimento.

A CNH Digital é segura? E se o celular se perder ou for roubado?

Além dos mecanismos de segurança visíveis da versão impressa, como o QR Code e o código de segurança, a CNH Digital apresenta diversas outras medidas, como a assinatura digital e outras precauções para a proteção de seus dados.

Caso você perca seu celular ou ele seja roubado, basta realizar o bloqueio do documento no Portal de Serviços do Denatran, por onde também é possível habilitar o novo aparelho para o qual se deseja transferir o serviço de CNH Digital. De qualquer maneira, quem tiver acesso ao smartphone perdido dificilmente conseguirá visualizar a habilitação, uma vez que não tem a senha de login.

Agora que você já sabe como funciona a CNH Digital e como fazer a sua, continue acompanhando o Blog do Center Car para receber as melhores informações para cuidar do seu carro. Como, por exemplo, essas 3 dicas para economizar combustível e ainda 4 vantagens de comprar carros seminovos e usados. E, para conferir todo o nosso estoque de veículos, clique aqui e escolha o seu.

VOLTAR AO INÍCIO