Conheça as principais fabricantes de carros no Brasil
13 jul

Conheça as principais fabricantes de carros no Brasil

Se tem uma coisa que o mercado brasileiro gosta é de carros. E as montadoras sabem bem disso. Por essa razão, temos diversas fábricas espalhadas pelo país. Neste artigo, você vai conhecer as principais fabricantes de carros no Brasil por número de unidades vendidas e fábricas em território nacional. Confira. 

Principais fabricantes de carros no Brasil

Como explicamos na introdução, faremos um apanhado geral das principais fabricantes de carros no Brasil de acordo com 2 fatores: carros vendidos e fábricas em funcionamento.

No país, temos quase todos os fabricantes automotivos mundiais. Em números de veículos produzidos, as cinco maiores são: Toyota, Volkswagen, Hyundai, General Motors e Ford. No nosso caso, as três montadoras que lideram as vendas são FCA (grupo da Fiat), GM e Volkswagen. 

E é importante destacar a FCA aqui porque esse conglomerado tem o Brasil como segundo maior mercado consumidor no mundo. 

Sem mais demora, segue nossa lista. 

Maiores fabricantes no Brasil por número de carros vendidos

Nos período de 62 anos que equivale de 1959 a 2020, apenas 3 montadoras lideraram o mercado, tendo no total 6 veículos no topo dos mais vendidos do Brasil.

1º lugar: Volkswagen

A Volkswagen é a líder disparada em termos de unidades vendidas (e liderança de mercado por ano). Isso porque sua presença no mercado brasileiro data de 1959 e se estende até hoje. 

O principal foco da montadora no país são veículos hatch de grande popularidade e fácil uso. Confira quais são os campeões abaixo.

Os carros mais vendidos da Volkswagen no Brasil

Em primeiro lugar, está o icônico Volkswagen Fusca, carro que foi líder de vendas de 1959 a 1982 - um total de 24 anos como o automóvel mais vendido do Brasil. 

Mas se engana quem pensa que esse é o maior recorde da marca. A Volkswagen quebrou o próprio recorde com o Gol, que foi o carro mais vendido do Brasil de 1987 a 2013 - um total de 27 anos como líder do mercado.

Agora fica fácil entender como há tantos carros desses modelos pelas ruas das cidades, certo?

No total, a Volkswagen foi líder de vendas no Brasil por 51 anos (contabilizando até 2020).

2º lugar: Chevrolet

Em segundo lugar nessa lista está a Chevrolet. A marca se destacou muito nas décadas de 80 e 90 com seus sedãs populares tomando conta do mercado e roubando o coração dos brasileiros. Até por isso, alguns desses carros se tornaram icônicos para o imaginário popular.

Recentemente, a montadora retomou a liderança nas vendas com uma aposta em modelo de hatch popular que até se tornou o carro com menor desvalorização de 2021. 

Os carros mais vendidos da Chevrolet no Brasil

Começamos com o destaque do Chevrolet Chevette como carro mais vendido de 1983. Mas o reinado do modelo não durou muito, e já no ano seguinte a montadora se superava nas vendas com o Chevrolet Monza, que liderou o mercado de 1984 a 1986 - com três anos de liderança. 

Depois de 28 anos, a Chevrolet voltou ao topo das vendas com o Onix, um hatch compacto acessível e com excelente acabamento. De 2015 a 2020, o Onix foi o carro mais vendido do Brasil.

Com isso, a Chevrolet foi a líder de mercado no país por um total de 10 anos, com dois períodos diferentes: primeiro um foco maior em seus sedãs e, agora, com seu hatch queridinho do mercado.

3º lugar: Fiat

Por fim, para completar essa lista, temos a Fiat. A montadora italiana pertencente ao grupo FCA só liderou o mercado por um único ano, e ainda assim merece destaque aqui, já que quebrou a hegemonia da Volkswagen e da Chevrolet. 

O carro mais vendido da Fiat no Brasil

O Palio foi a grande aposta da montadora para competir no mercado nacional. E esse foi um investimento certo. O Palio foi o modelo mais vendido de 2014 e ainda é a base para outros modelos da Fiat, como o Strada e o Siena. 

Por número de fábricas funcionais

O Brasil já possui mais de uma dezena de montadoras no país, contribuindo para o mercado automotivo com diferentes modelos e versões. Abaixo, separamos as principais.

BMW

A marca premium entrou no Brasil nos anos 2010 e foi uma das primeiras - além de ser uma das poucas sobreviventes. 

Modelos produzidos

Fábricas em atividade

  • Araquari, Santa Catarina

Caoa (Chery e Hyundai)

A Caoa teve dois momentos no Brasil. Primeiro, em 2007, inaugurou sua fábrica em Goiás. Depois, em 2017, comprou a maior parte da produção da Chery no país e ainda garantiu sua fábrica em São Paulo. 

Modelos produzidos

Fábricas em atividade

  • Anápolis, Goiás

  • Jacareí, São Paulo

General Motors (Chevrolet)

A Chevrolet tem grande história no país, seja como líder de vendas, seja pelo seu impacto positivo no desenvolvimento econômico de algumas regiões do país, como a cidade de São Caetano do Sul que praticamente cresceu ao redor da fábrica da GM.

São José dos Campos tem uma das fábricas mais antigas do país, inaugurada em 1959. Em 2000, é inaugurada a de Gravataí, no sul do país, que investiu em um modelo de produção distinto para o Celta. 

Modelos produzidos

Fábricas em atividade

  • Gravataí, Rio Grande do Sul

  • São Caetano do Sul, São Paulo

  • São José dos Campos, São Paulo

Stellantis (Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën)

A Fiat é uma das montadoras mais clássicas do país, mas sua fábrica é bem mais recente e tem sua história marcada em Betim. Mas além dessa fábrica, há ainda outras no país, que produzem modelos para a Jeep, Peugeot e Citroen. 

Modelos produzidos

Fábricas em atividade

  • Betim, Minas Gerais

  • Goiana, Pernambuco

  • Porto Real, Rio de Janeiro

Honda 

A Honda atualmente possui duas fábricas no país, sendo que uma delas deixou de produzir carros em 2022 para focar na fundição de motores e injeção de material plástico para componentes. 

Apesar disso, a montadora está no Brasil desde 1997, e tem tido uma presença bem dinâmica, ficando com fábricas fechadas em latência esperando por melhoras no mercado nacional para expandir sua produção. 

Modelos produzidos

Fábricas em atividade

  • Itirapina, São Paulo

  • Sumaré, São Paulo

HPE (Mitsubishi e Suzuki)

As montadoras japonesas hoje são controladas pela HPE no Brasil, e começaram sua atuação ainda em 1998, como parte de um esforço generalizado do governo brasileiro para atrair novas marcas para o país (por isso o grande número de fábricas abertas neste período).

Modelos produzidos

Fábricas em atividade

  • Catalão, Goiás

Hyundai Motor Brasil

A Hyundai viu que o Brasil era um mercado receptivo aos seus modelos depois do sucesso da Caoa com importados no país. Por isso, em 2012 abriu sua fábrica e viu o limite de produção chegar bem rápido com os modelos da marca tomando conta das ruas brasileiras. Com o lançamento do Creta, a fábrica entrou em ritmo de produção aceleradíssimo.

Modelos produzidos

Fábricas em atividade

  • Piracicaba, São Paulo

Jaguar Land Rover

O grupo britânico produz três veículos no Brasil para começar suas operações. Mas hoje apenas o Discovery Sport segue sendo feito no país. Há confirmações de ampliação da produção para voltar com o Evoque para a fábrica.

Um detalhe interessante é a mistura de peças nacionalizadas e importadas na montagem e produção dos carros, como o motor Ingenium com tecnologia Flex. 

Modelos produzidos

Fábricas em atividade

  • Itatiaia, Rio de Janeiro

Nissan

A Nissan já dividiu fábrica com a Renault para produzir seus veículos, mas inaugurou sua planta própria em 2014. Atualmente, faz apenas um SUV, mas planejava começar com um novo modelo em 2022. 

Modelos produzidos

Fábricas em atividade

  • Resende, Rio de Janeiro

Renault

A Renault produz uma grande quantidade de modelos no país e conta até com uma fábrica de motores para abastecer sua linha de produção no país através do complexo Ayrton Senna. 

Atualmente, funciona com sua operação em larga escala e é uma das maiores fabricantes de carros do Brasil. Os modelos variam entre picapes, sedãs, SUVs e hatchs, atendendo várias demandas do mercado. 

Modelos produzidos

Fábricas em atividade

  • São José dos Pinhais, Paraná

Toyota

A Toyota tem ao todo 4 fábricas no país (e uma história que começa ainda em 1962), mas a produção de veículos se concentra em apenas duas. As fábricas de São Bernardo do Campo e Porto Feliz (ambas em São Paulo) fazem motores e componentes para abastecimento. 

Modelos produzidos

Fábricas em atividade

  • Indaiatuba, São Paulo

  • Sorocaba, São Paulo

Volkswagen

A maior líder de vendas no país tem uma longa história e tradição no ABCD paulista. São diversas fábricas fazendo alguns dos carros mais populares do mundo. 

Modelos produzidos

Fábricas em atividade

  • São Bernardo do Campo, São Paulo

  • São José dos Pinhais, Paraná

  • Taubaté, São Paulo

Quer conferir algum desses modelos seminovos? Venha para o Center Car!

O Center Car é o maior shopping de seminovos da zona da mata mineira e conta com os veículos das principais fabricantes de carros do Brasil. Quer um seminovo de qualidade? Acesse nosso site ou faça uma visita!

VOLTAR AO INÍCIO