Test drive em seminovos: o que analisar no carro?
15 jun

Test drive em seminovos: o que analisar no carro?

Está procurando um seminovo para comprar, mas ainda não sabe o que avaliar na hora de rodar com o carro? Separamos as melhores dicas para test drive em seminovos aqui. Confira. 

Test Drive em seminovos - o que fazer?

Existem alguns pontos importantes para você observar no carro na hora do test drive. Uma boa dica é ficar de olho no acabamento e na pintura exterior, na conservação interior do automóvel e no desempenho do motor durante atividades corriqueiras como arrancadas, subidas, frenagens e passagens de marcha.

Abaixo, destacamos um pouco mais cada aspecto desses. 

Avalie o interior do carro

Confira o estado de conservação do estofamento e faça uma vistoria para identificar manchas, rasgos, ressecamento de couro, mudanças na coloração por desgaste e outros detalhes mais. Passe a mão pelos cantos dos bancos para garantir que pequenos defeitos não foram ignorados.

No caso do painel, é importante conferir se não está arranhado e desgastado pelo uso, e se não houve rompimento por uso dos airbags. Para o volante, pode verificar o estado de conservação do material protetor, seja plástico ou couro.

Também dê uma olhada no porta-malas, nas maçanetas internas e em outros itens de acabamento. Comparar o veículo com a versão original também pode ajudar a determinar se alguma peça foi alterada e não reposta na negociação. 

Fique de olho na parte externa do carro

Essa pode parecer um pouco óbvia, mas na empolgação de comprar um novo carro, alguns detalhes às vezes passam despercebidos. Por isso, fique de olho na lataria para identificar arranhões e novas pinturas. 

Outro ponto interessante para observar é o estado de conservação das rodas, já que rodas muito desgastadas precisam de substituição e acabam entrando no seus gastos pós compra. 

Verifique todos os faróis e o funcionamento correto dos sistemas elétricos do carro com ele ainda parado e, se possível, também em movimento. 

Itens adicionais como câmeras de ré também devem ser testados aqui. 

Na hora do test drive, atenção aos barulhos

Um dos principais indicadores de problemas em um seminovo é o barulho. Barulhos no motor, na suspensão, caixa de marchas, todos esses podem indicar falta de manutenção, revisão, lubrificação com óleo adequado e peças danificadas.

Sons no motor podem indicar problemas nas correias, cabeçote e outras peças. Então qualquer barulho maior que o ronco habitual do veículo deve ser investigado.

Barulhos fortes e secos na suspensão indicam problemas nas peças e exigem manutenção para garantir o funcionamento correto e seguro do carro. No caso da caixa de marcha, o problema pode ser na embreagem ou no próprio equipamento. 

No geral, o ideal é ir até um mecânico de confiança durante o test drive do seu seminovo e fazer uma vistoria completa com o profissional.

Caso queira mais informações, confira o artigo completo sobre esse assunto que produzimos aqui para o nosso blog. 

Checklist do test drive em seminovos - tudo que precisa verificar na hora de rodar com o carro

Para te ajudar e resumir todos os pontos falados acima, além de acrescentar mais algumas dicas, separamos todos os pontos relevantes a serem observados no seu carro em uma lista. 

Assim, basta anotar em um papel ou copiar esse texto ao rodar com o seminovo do seu interesse e contar com a ajuda de uma outra pessoa para ir analisando cada tópico.

Checklist interno

  • Condição do estofamento (rasgos, ressecamento, manchas)

  • Estado de conservação do painel

  • Cheiro de cigarro

  • Manchas e rasgos no forro

  • Funcionalidade dos botões e itens opcionais no painel (você não vai querer descobrir que o ar-condicionado não funciona em pleno verão)

Checklist externo

  • Condição das rodas (se muito desgastadas ou compradas recentemente para venda)

  • Pintura e lataria (amassados, riscados, tinta de tom diferente em algum ponto)

  • Peças originais (escapamento, aerofólios, faróis etc.)

  • Chassi remarcado (temos um artigo só sobre esse assunto)

Checklist de direção

  • Barulhos após lombadas podem ser problema na caixa de roda por conta do escapamento

  • Estouros no escapamento ao reduzir a velocidade indicam furo na peça

  • Já barulhos no escapamento ao acelerar apontam para braçadeiras frouxas ou soltas

  • Pneus cantando com facilidade (ainda mais em curvas mais fáceis) podem indicar falta de balanceamento e alinhamento

  • Estalo ao ligar o carro e dar partida no motor pode ser problema no coxim

  • Sons diferentes ao rodar normalmente apontam para desgaste nas correias

Vistoria automotiva é um bom investimento no caso de seminovos

Não vale a pena avaliar apenas o estado de conservação do carro e não conferir também a documentação e as pendências financeiras do veículo e do dono. Por isso, contratar uma vistoria automotiva é uma forma de ter todas as informações necessárias.

Multas, parcelas de financiamento pendentes e outras questões podem afetar a compra do seu seminovo. Para quem não está acostumado com esse tipo de negociação, um apoio pode ser fundamental e evitar golpes. 

Mas a vistoria não serve apenas para saber se alguém está tentando te enganar, pode indicar também o histórico de sinistros do veículo, se veio de leilão e outras condições mais que, inclusive, mudam o valor de revenda do automóvel no futuro. 

Por isso, se quer comprar um carro de qualidade e fazer um test drive em seminovo sem dor de cabeça, recomendamos que venha para o Center Car.

Somos o maior shopping automotivo da zona da mata mineira e contamos com mais de 700 veículos em nossas lojas. Acesse nosso site, confira nossos modelos e escolha já o seu!

VOLTAR AO INÍCIO