Start-Stop: como funciona e quais os principais carros que possuem o sistema?
9 jun

Start-Stop: como funciona e quais os principais carros que possuem o sistema?

Carros mais modernos já vêm apresentando tecnologias que adicionam maior conforto à direção através da facilitação de tarefas rotineiras. Esse é o caso do start-stop

Saiba mais sobre esse sistema. Até o final do artigo confira as seguintes informações:

  • O que é o sistema start-stop?
  • Como funciona o start-stop
  • Vantagens e desvantagens do sistema
  • Modelos de carro com start-stop
  • Vale a pena comprar um carro com start-stop?

 

O que é o sistema start-stop?

O sistema start-stop desliga o veículo no momento de uma parada momentânea, como engarrafamentos ou farol vermelho, dando a partida quando o movimento precisa ser retomado de forma automática.

Isso ajuda a evitar maior consumo de combustível, gera menos emissões de gases poluentes e ainda garante mais conforto para os motoristas graças à redução de ruído na cabine durante o momento de pausa.

 

O start-stop gasta a bateria do carro?

O sistema start-stop possui componentes dimensionados para o maior esforço de liga/desliga causados pelo número de pausas. Um exemplo disso é a bateria com maior capacidade de carga e mais robusta, alguns modelos aguentam até 5x mais que as baterias tradicionais.

Outra forma do sistema funcionar de maneira segura é através de um gerenciamento eletrônico que averigua a parte elétrica e interfere nesse processo se necessário. Assim, se a bateria está muito baixa ou se a temperatura ideal de funcionamento ainda não foi atingida, o veículo continua ligado para manter a integridade do motor.

E se o carro ficar muito tempo parado, com isso descarregando a bateria, o motor é religado automaticamente sem intervenção do motorista.

 

Como funciona o start-stop

Agora, para uma parte mais técnica, o start-stop é feito de um sistema com alternador-motor de arranque usando duas funções, tanto para carregar o sistema elétrico do carro e bateria, quanto para fazer o motor funcionar quando desligado.

Assim, quando o veículo para, o start-stop desliga o motor enquanto o pedal do freio estiver pressionado. Quando o pedal é liberado, o sistema religa o motor. E quando o motorista pressiona o acelerador, o motor já está funcionando.

Para garantir que tudo esteja de acordo, o sistema é gerenciado por um módulo de comando eletrônico que muda as funções de alternador para motor de partida quando o sistema pede. Esse motor tem uma potência de 2kw para dar conta do recado.

Para completar, o conjunto também tem uma bateria, uma correia e um esticador. E também é possível desativar o sistema com um botão no painel dos veículos, caso o motorista não se adapte ao uso (ainda que a maioria, depois de começar, nunca mais pare).

Vale notar que no caso de carros elétricos, ao pressionar o freio, o automóvel desliga. No caso de veículos com câmbio manual, ao botar o veículo em ponto neutro e soltar a embreagem, o motor desliga.

 

Vantagens e desvantagens do sistema

O sistema start-stop tem vantagens e desvantagens. Abaixo, listamos as principais para você entender melhor como funciona e se deve optar por um veículo com essa funcionalidade ou não.

 

Vantagens

Confira 5 vantagens:

 

1. Menos emissão de poluentes

Com o veículo desligado ao parar, há menos emissão de poluentes. Isso ajuda bastante em grandes centros urbanos e pode ser uma forma das montadoras, no futuro, ajudarem a reduzir a liberação de gases poluentes na atmosfera.

 

2. Maior silêncio

Quando o carro está parado, o motor está desligado. Com isso, o ruído emitido pelo veículo reduz consideravelmente. Pode parecer um efeito pequeno, mas a longo prazo isso ajuda motoristas que encaram trânsito intenso todos os dias.

 

3. Pouca diferença no peso

Novos componentes nos carros costumam aumentar o peso, afetando até mesmo o consumo de combustível. Mas esse não é o caso do start-stop. As partes são relativamente leves, tendo o maior impacto na bateria - que ainda assim não representa uma mudança drástica.

 

4. Economia de combustível

Foram observadas reduções no consumo de combustível que ficam na média de 5 a 10%, mas que podem chegar a 19% em alguns veículos e cenários específicos. Nos tempos de alta no valor do abastecimento, esse é um bom benefício para se levar em conta.

 

5. Conforto completo mesmo com o carro desligado

Mesmo com o carro desligado, as luzes, sistema de som e ventilação continuam funcionando normalmente. Ou seja, ar-condicionado, música e sinalização rodam sem interrupções.

 

Desvantagens

Confira 3 desvantagens:


1. Maior desgaste das velas

Quanto mais o motor é ligado e desligado, maior o desgaste das velas. Ainda que o sistema start-stop mude algumas peças para reduzir o estresse nas mesmas, é inevitável que um número maior de ligamentos e desligamentos adiante a necessidade de substituição de velas. Então, olho na manutenção. O que nos leva a outro ponto…

 

2. Maior exigência de manutenção

Além das velas, outras peças podem sofrer maior estresse e exigir trocas mais rápidas por conta da direção em trajetos com o motor frio.

Para quem sai muito cedo de manhã e já enfrenta engarrafamento, esse é um cenário bastante plausível. Então, revisões constantes ajudam a manter o carro funcionando bem.

 

3. Baterias mais caras

O sistema start-stop tem como principal exigência o uso de baterias mais robustas para dar conta da atividade. Esse valor no começo está embutido nos veículos, mas as subsequentes trocas e manutenções vão pedir um investimento maior para manter as baterias certas funcionando.

 

Modelos de carro com start-stop

A maior parte dos modelos de carros com o sistema start-stop atualmente ainda são mais caros e luxuosos. Contudo, separamos aqui alguns abaixo de R$100.000,00 que contam com a funcionalidade. São eles:

 

Vale a pena comprar um carro com start-stop?

Motoristas com maior orçamento podem investir tranquilamente em carros com start-stop, já que o sistema traz maior conforto na direção, maior economia e são fáceis de usar. Além disso, podem ser desativados caso as pessoas não se adaptem.

E como toda tecnologia e funcionalidade dentro de um carro, aumentam o valor de revenda em relação a veículos sem os mesmos opcionais.

 

Caso queira conferir modelos de seminovos com start-stop, recomendamos que entre no site do Center Car e confira.

Center Car é um shopping de carros que conta uma grande variedade de seminovos que vão agradar você e a sua família.São mais de 700 automóveis disponíveis!

- Leia também: Controle de tração e estabilidade: entenda como funcionam os sistemas

VOLTAR AO INÍCIO