Qual é a melhor forma de financiar carros seminovos e usados?
4 out

Qual é a melhor forma de financiar carros seminovos e usados?

Chegou o momento: você vai comprar seu primeiro carro ou vai finalmente trocar o seu. Para começar, optou por comprar um modelo seminovo ou usado em boas condições, afinal, eles desvalorizam menos e têm diversos benefícios.

Agora é o momento de procurar o melhor modelo, valores e condições e entender como adequar as finanças para realizar essa compra sem dores de cabeça, não é mesmo? Neste texto, vamos te ajudar a analisar qual é a melhor forma de financiar carros seminovos e usados, de acordo com o seu bolso e as suas necessidades. Vamos lá?

Como escolher o melhor financiamento para carros seminovos e usados

Antes de tudo, é importante avaliar que, em um financiamento, o comprador não paga apenas o valor do veículo. Portanto, independente do formato escolhido, sempre vai haver taxas e juros que vão se somar ao valor do produto e aumentar ou diminuir de acordo com o número de parcelas.

A soma de todas as taxas, dos juros cobrados e do valor do veículo, ou seja, o valor total a pagar, também é chamado de Custo Efetivo Total (CET). Ao escolher a melhor forma de financiar carros, esse é o valor que deve ser levado em consideração. Afinal, um veículo pode ter juros baixos, mas altas taxas, por exemplo.

Outro ponto de atenção deve ser o contrato do empréstimo, com todas as regras sobre juros, atrasos no pagamento e multas. Caso haja dúvidas, é importante questionar o banco ou a financeira e assinar o contrato somente após compreender e aceitar todos os pontos.

Caso tenha algum dinheiro guardado, o comprador também pode optar por dar esse valor de entrada e reduzir as parcelas. Pois, de modo geral, ao realizar um empréstimo, as financeiras exigem que o valor de cada parcela não ultrapasse o limite de 30% da renda mensal do comprador. Essa é uma forma de garantirem que seu orçamento não vai ficar comprometido e que, consequentemente, as parcelas vão ser pagas em dia e o comprador vai conseguir quitar as dívidas do automóvel.

Principais formas de financiar carros seminovos e usados

No Brasil, são três as principais modalidades de crédito para comprar carros, que podem ser realizadas por meio de bancos públicos e instituições privadas. São elas: CDC, leasing e consórcio. Vamos explicar melhor cada uma abaixo.

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

O CDC é o tipo mais comum de crédito. Ele nada mais é que um empréstimo feito junto à instituição financeira e que deve ser pago mensalmente. Sendo assim, o carro pode ficar no nome do comprador a partir do momento em que sai da loja.

Porém, até que todas as parcelas sejam quitadas, ele ainda fica alienado ao banco. Dessa forma, caso as prestações do empréstimo não sejam pagas, a instituição pode tomar posse do carro.

No caso do CDC, todos os detalhes do crédito são incluídos no contrato e as parcelas costumam se manter com o mesmo valor até o fim da dívida.

Leasing

Segundo modelo de financiamento mais comum para carros, o Leasing funciona de forma semelhante ao CDC, porém com uma particularidade: ao invés de emprestar o dinheiro para que o comprador pague o carro, a instituição financeira compra o veículo em seu nome e só depois que as parcelas são quitadas pelo comprador sua propriedade é transferida.

O Leasing, assim como o CDC, costuma manter suas prestações com o mesmo valor até o fim do processo, com todos os juros e taxas inclusos na conta desde o princípio.

Consórcio

Também semelhante a um empréstimo, o consórcio funciona de uma forma um pouco diferente dos dois modelos anteriores, pois o comprador não pode adquirir seu carro assim que fecha o contrato.

Ao aderir a esse modelo, o consumidor paga suas parcelas mensalmente e o dinheiro vai todo para uma espécie de “poupança”, que é gerida por uma instituição financeira e contém o dinheiro de vários outros clientes.

Todos os meses, a financeira sorteia ao menos um desses participantes para receber o valor total acordado no contrato para comprar seu veículo. E, então, o comprador segue pagando as parcelas até que chegue ao fim o tempo estabelecido no seu contrato.

As parcelas de um consórcio também costumam ser fixas do começo ao fim e a única desvantagem desse modelo de crédito é que o consumidor precisa esperar até que seja sorteado para adquirir seu carro, ao contrário do CDC e do Leasing.

Simule o financiamento do seu carro!

Uma das grandes vantagens de comprar aqui no shopping dos carros é ter acesso a diversas lojas e condições para escolher qual é a melhor opção de financiamento para você. Quer fazer uma simulação das formas de financiar carros nas nossas lojas?

Basta encontrar o modelo de carro seminovo ou usado que mais lhe interessa, clicar em “ver mais” e preencher, no fim da página, quanto você pode dar de entrada, seu nome e e-mail para saber qual vai ser o valor das parcelas. Fácil, não é?

Se preferir, você também pode clicar no ícone do WhatsApp ao lado do modelo e entrar em contato direto com a loja para saber mais.

VOLTAR AO INÍCIO