Motor 1.0 ou 1.6? Descubra qual a melhor opção para o seu uso
30 mar

Motor 1.0 ou 1.6? Descubra qual a melhor opção para o seu uso

Veja neste artigo se você deve investir em um carro com motor 1.0 ou 1.6 e entenda as diferenças entre os modelos. É só continuar lendo nosso guia completo!

O que são as cilindradas do motor?

As cilindradas são medidas de potência de um motor. Elas correspondem ao volume da mistura de combustível e ar em litros que o motor consegue queimar a cada movimento dos pistões. 

Ou seja, um motor 1.0 tem volume de 1l, o de 1.6 tem 1,6l de volume e daí por diante. 

Contudo, essa entrega de combustível e ar gera uma troca equivalente entre dois fatores: potência e consumo.

Quanto maior a cilindrada, maior a potência e, consequentemente, maior o consumo. Por isso, é comum que carros hatchs 1.0 sejam mais econômicos que suas contrapartes em versão 1.6. E é até mesmo possível que sedans 1.0 tenham desempenho similar aos hatchs de mesma cilindrada. 

Mas como tudo no cenário automotivo, o consumo de combustível e a potência não se limitam ao número de cilindradas de um carro. Fatores como a entrega de combustível, a qualidade do sistema de ignição, o esquema de válvulas e até mesmo o sobrepeso no veículo estão diretamente ligados ao consumo e a potência.

Uma forma de manter o desempenho sempre próximo do original de fábrica é manter as manutenções preventivas em dia e cuidar bem do automóvel rotineiramente.  

Motor 1.0 ou 1.6 - Saiba qual escolher

Agora que entendeu melhor como funciona a potência do motor e os fatores envolvidos em potência e consumo, iremos falar mais sobre cada tipo de motor e seu diferencial.

Motor 1.0

Os motores 1.0 são priorizados em modelos voltados para economia de combustível e até mesmo na produção do automóvel, já que são menores e mais baratos

Esses modelos são muito comuns em carros hatchs e sedãs compactos, sinônimos de carros populares e menos potentes. 

Contudo, vale frisar que nem sempre os motores 1.0 são tão econômicos assim. Quando há necessidade de maior força para realizar o deslocamento, o combustível irá gastar mais combustível, e como a potência dos hatchs é menor, a diferença pode ser significativa.

Por isso, quem mora em cidades com muitos morros ou utiliza o carro para transportar muita carga e acumula peso no veículo terá um consumo maior no seu 1.0 em relação ao desempenho médio do automóvel em outros locais. 

Motor 1.6

Os carros com motor 1.6 possuem excelente desempenho e ainda estão presentes em modelos com custo acessível no mercado.

Ou seja, é possível encontrar hatchs e sedãs com essa cilindrada em preços competitivos, seja para seminovos ou novos. 

O motor 1.6 tem a vantagem da potência mais equilibrada, até por isso é a capacidade mais escolhida nos hatchs esportivos (que às vezes também saem em versões 1.8) e nos sedãs médios. 

Para quem busca conforto e maior velocidade e potência, essa é a escolha certa. 

Outras cilindradas disponíveis no mercado

Motor 1.4

O motor 1.4 (ou 1.3 em alguns modelos) tem ganhado espaço no mercado graças ao seu desempenho de gasto de combustível menor que os 1.6 e sua potência maior que o 1.0. 

Por isso, o 1.4 é considerado o custo-benefício certo para muitos automóveis. Isso faz com que muitas versões de novos veículos tenham maior adoção no modelo 1.4 que no 1.0. 

Motor 1.8 e acima

Os motores 1.8, 2.0 e acima são os mais potentes para veículos de rua, normalmente reservados a hatches esportivos, sedãs de luxo, caminhonetes ou SUVs graças à grande potência gerada.

A economia é muito menor do que a dos modelos 1.0 e 1.4 (e até mesmo que a do 1.6), mas a carga máxima possível e a velocidade limite desses automóveis atraem os apaixonados por potência e conforto. 

Outra diferença crucial também é no valor: esses automóveis são mais caros que as versões com menos cilindradas, mas para muitos motoristas isso é compensado pelos outros benefícios. 

Você deve escolher um carro com motor 1.0 ou 1.6?

Mas e aí? Já demos todas as dicas sobre os diferentes motores disponíveis no mercado, mas qual você deve escolher? Bem, tudo depende do seu perfil e das suas necessidades nos próximos anos.

Se o seu foco é exclusivamente na economia de combustível e no valor de aquisição de um carro mais barato, os modelos 1.0 atenderão bem às expectativas. Mas os carros não serão tão potentes e, caso você precise exigir mais deles, verá o consumo aumentar também. 

Agora, se você vai trabalhar com seu automóvel e está buscando um veículo que responda aos seus comandos sem dificuldades, os motores 1.6 serão a saída certa para realizar o necessário. 

 

Ainda tem dúvidas sobre como escolher seu novo carro? Acesse o blog do Center Car e confira mais dicas!

VOLTAR AO INÍCIO