Meu primeiro carro: principais dicas e cuidados para acertar na escolha
4 mar

Meu primeiro carro: principais dicas e cuidados para acertar na escolha

Decidiu comprar seu primeiro carro, mas ainda não sabe por onde começar? Neste guia, iremos te ajudar a acertar na escolha e garantir um bom automóvel para suas necessidades atuais e futuras. Vamos lá!

Quais suas necessidades para seu primeiro carro?

É importante lembrar que os carros são investimentos a médio prazo. Muitas vezes, as pessoas assumem um compromisso ao longo de diversos meses para poderem pagar as parcelas de financiamentos ou consórcios automotivos

Por isso, é necessário planejar e anotar alguns pontos importantes. 

Você vai precisar de espaço no porta-malas?

Você tem o costume de viajar muito ou transportar grandes cargas (produtos, caixas, embalagens etc.)? Caso seja esse o caso, um hatch pode não te atender bem, visto que o espaço de bagagem é limitado. 

Nesses casos, um sedan ou SUV será melhor. E como existem diferentes categorias para os tipos de carro, você pode achar opções mais em conta. 

Você vai transitar por zonas rurais ou grandes distâncias?

Sedans são mais estáveis em estradas, além de serem mais confortáveis. Para zonas rurais, picapes são uma escolha melhor, visto que são mais altas e o design é pensado para estradas de terra ou ruas menos conservadas. 

Você vai trabalhar com o seu carro?

Utilitários são os carros mais comuns quando o assunto é equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. Existem diferentes tipos de utilitários e eles podem ser adaptados para diversas funções. 

Se o seu emprego exige apenas deslocamento com o veículo, é possível optar por outros modelos, como hatchs e sedans. Agora, se você terá que usar o carro como ferramenta para executar alguma tarefa (carregar objetos, instalar equipamentos etc.), os utilitários são a escolha certa. 

Quais os adicionais são importantes para você?

Outro aspecto importante é saber quais são os adicionais no veículo que farão falta. Para alguns, ar-condicionado é fundamental, para outros, alarmes, travas elétricas, direção hidráulica, GPS, câmbio automático, câmera traseira ou número de portas.

Tudo vai depender do nível de conforto e tecnologia que deseja para o automóvel. Muitas pessoas não se importam com detalhes e escolhem os carros mais simples. Outras gostam de ficar com os veículos por mais tempo e, por isso, investem a mais para garantirem alguns luxos. 

Vale lembrar que cada adicional costuma ter um valor e impactar no custo final do veículo.

Meu primeiro carro - novo ou seminovo?

Se você está comprando seu primeiro carro e quer uma dica de ouro, saiba que comprar carros novos não é uma decisão muito vantajosa quando olhamos pelo lado da valorização de bens.

Carros novos têm preços mais altos e desvalorizam mais rápido. Por outro lado, os seminovos possuem preços mais atrativos e já têm a possibilidade de opcionais inclusos na venda, o que ajuda a economizar bastante em muitos casos. 

Se você quer que seu primeiro carro seja novo, planeje-se bem financeiramente para não ter problemas com as parcelas do financiamento ou consórcio.

Dicas para comprar seu primeiro carro seminovo

Agora, se você quer comprar seu primeiro carro seminovo, saiba que existem algumas boas dicas para te ajudar na hora da sua decisão. Confira:

Confira o estado do veículo

Isso vale para o estado dos volantes, pneus, motor, pintura, lataria, forro, bancos e outras peças. O estado de conservação do veículo te ajuda a determinar qual foi o cuidado do dono anterior com o automóvel e também reflete no valor final da compra.

Muitas pessoas pensam que apenas verificar a quilometragem é suficiente para garantir uma boa decisão. Mas não é bem assim. Muitos vendedores terceirizados, sem credibilidade, alteram a quilometragem.

Até por isso é importante comprar o carro seminovo em lojas de confiança. 

Confira o histórico do DETRAN

Essa é uma forma inteligente de saber se o carro negociado já passou por algum problema grave. Pegue os dados do veículo com o dono e faça uma consulta no DETRAN. Com isso, consegue determinar se já houve sinistro, furto ou outra situação delicada com o automóvel.

Qual modelo escolher para seu primeiro carro

Quer mais dicas para te ajudar a escolher seu primeiro carro? Aqui vão algumas informações importantes para levar em consideração.

Carros mais econômicos

Os carros mais econômicos costumam ser os flex. Ao poder rodar com dois tipos diferentes de combustível, é possível analisar o custo-benefício de cada um e rodar de maneira mais inteligente.

Se quer um carro mais econômico, aqui vai outra dica: modelos mais potentes costumam gastar mais combustível para rodar. 

Caso queira saber como rodar mais e gastar menos, temos um material gratuito sobre o assunto. 

Direção hidráulica ou elétrica

A direção hidráulica é a mais tradicional, e dá mais leveza na hora de manobras, mas exige uma rotina de troca de óleo que muitos motoristas de primeira viagem podem não gostar. 

A direção elétrica exige menos do motor e é mais econômica, ideal para quem não quer se preocupar muito com o veículo. Mas, justamente por isso, é evitada por motoristas mais experientes que querem maior controle direto sobre o automóvel.

Automático ou manual?

Carros automáticos desvalorizam menos na revenda, mas também são mais caros para comprar. Além disso, possuem uma direção mais fácil. Contudo, o consumo de combustível é menos otimizado. 

Carros manuais permitem maior controle de direção e potência, além de poderem ter uma flutuação maior no consumo de combustível a depender da habilidade dos motoristas. 

Qual será o custo de manutenção?

Aqui vai um choque de realidade. Não adianta comprar o carro dos seus sonhos se você não tiver dinheiro suficiente para bancar as manutenções e documentação. Portanto, adeque sua escolha ao seu momento financeiro e, com o tempo, planeje um upgrade no veículo. 

Isso também vai te dar mais experiência na direção e maior conhecimento sobre automóveis na hora de fazer sua próxima compra. 

 

Quer comprar seu primeiro carro e decidiu optar por um seminovo? O Center Car é a maior loja de seminovos da Zona da Mata mineira. Acesse agora mesmo nosso site e confira nossas opções. São mais de 600 veículos disponíveis!

VOLTAR AO INÍCIO