Como saber se o carro tem multas? Veja 3 métodos
29 dez

Como saber se o carro tem multas? Veja 3 métodos

Na hora de adquirir um veículo, é muito importante consultar o histórico e saber quais são as pendências na documentação. Neste artigo, explicamos como saber se o carro tem multas através de 3 métodos diferentes. Confira a seguir e tire suas dúvidas!

Importância da consulta de histórico

A compra de automóveis seminovos exige alguns cuidados para não gerar dores de cabeça e problemas financeiros.

Além de uma avaliação física e mecânica do carro desejado em um mecânico de confiança para garantir que as peças originais estejam instaladas e não tenham sido feitas alterações não registradas, é muito importante passar um pente fino na documentação.

Pendências como multas ou até mesmo dívidas de financiamento podem gerar gastos adicionais após assinar os documentos de posse e são mais complicados para resolver que um amassado não percebido ou um escapamento modificado. 

E mesmo que o antigo proprietário dê sua palavra que todas as multas, infrações de trânsito e infrações administrativas estejam quitadas ou não existam, algumas autuações podem não ter sido comunicadas no momento da negociação. 

Como saber se o carro tem multas

São três formas mais comuns de realizar a vistoria na documentação e nos registros do automóvel:

  1. Despachante

  2. Detran

  3. Ferramentas online

Consulta de multas por despachante

Antigamente, a consulta de multas de um carro só era possível através de um despachante. Esse profissional cuidava de toda a documentação de registro e circulação dos veículos, um processo burocrático e complicado. 

Os despachantes possuem acesso ao banco de dados do Detran e podem verificar quais são as autuações do veículo, além de gerarem comprovantes com as infrações registradas ou justamente a falta delas.

Os despachantes não focam apenas nas infrações registradas e não pagas, eles também podem puxar o histórico de infrações passadas do veículo. Muitos possuem consultas online com históricos de registro do carro, mas cobram taxas por isso. 

Consulta de multas no Detran

Atualmente, não é necessário depender de um despachante para conferir o histórico do veículo. Os interessados podem ir direto ao Detran mais próximo para consultarem os dados do automóvel para saber se existem multas ou outras pendências. 

E com a internet, ficou tudo mais fácil.

O site do Detran tem uma ferramenta de consulta com número do Renavam e placa do veículo, o que facilita a busca dos interessados. Contudo, alguns negociadores podem não querer falar o número do Renavam, o que dificulta a busca.

Vale ressaltar que autuações não computadas pelo sistema podem existir e não aparecer no momento da consulta. 

Consulta do histórico por outros órgãos

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER) do seu estado também oferece o serviço de consulta de histórico só com o Renavam no Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) e CPF/CNPJ do proprietário ou Cadastro de Informações de Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (Cadin).

Algumas prefeituras também possuem departamentos municipais de trânsito com serviços de consulta de infrações cometidas na cidade registradas por radares ou agentes municipais. 

Outro órgão governamental que pode ter o registro é a Secretaria de Fazenda do seu estado mediante apresentação do número do Renavam e placa do veículo. 

Consulta de multas em ferramentas online

Quem quer informações mais completas sobre o veículo pode optar por consultar através de sites terceirizados. Alguns classificados da web também oferecem a mesma opção, mas são pagos. 

Esses laudos online são úteis e consultam os mesmos bancos de dados governamentais, contudo, tem usabilidade mais clara e prática para muitas pessoas. E com todas as informações em mãos, os compradores podem consultar os vendedores com mais segurança.

Vale verificar qual a documentação exigida pelos sites para realizar a busca, uns pedem o Renavam, outros exigem apenas a placa. Mas antes de entregar os dados para uma plataforma desconhecida, veja quais são as avaliações dos usuários e se existem reclamações online. 

Consulta de multas em aplicativos governamentais

Outro recurso valioso para quem está atrás de informações sobre um carro é o aplicativo de multas oferecido por alguns Detrans, Departamentos estaduais de rodovias e Polícia Rodoviária Federal. 

Existem versões de aplicativos privados com funcionalidades pagas, mas os apps governamentais são todos gratuitos. 

E, por fim, é possível usar o Sistema de Notificação Eletrônica para ter as autuações comunicadas por e-mail ou SMS - mas esse só é útil para quem já passou o carro para o próprio nome. 

Ainda assim, pode ser uma mão na roda. Porque se o vendedor comete uma infração em um dia e vende o carro no dia seguinte, a autuação só cai no sistema alguns dias depois, quando a transação já foi realizada. E aí, com a notificação em mãos, fica mais fácil buscar o responsável e combinar a quitação da multa. 

Vistoria cautelar consulta multas?

A vistoria cautelar é um processo de consulta de histórico de veículo completo, incluindo partes mecânicas e a documentação.

Aqui no Center Car temos uma loja especializada que pode tirar todas as suas dúvidas na hora de comprar seu seminovo. 

 

Além disso, nossas lojas contam com carros seminovos de qualidade, com documentação em dia e procedência confirmada. Se você quer comprar o seu veículo sem dores de cabeça, faça uma visita. 

 

VOLTAR AO INÍCIO