Score para financiamento de veículos: você sabe qual o ideal?
15 dez

Score para financiamento de veículos: você sabe qual o ideal?

Comprar um veículo envolve muito planejamento financeiro e, para alguns brasileiros, significa procurar um meio de parcelar o valor total para ser capaz de adquirir o automóvel. Por conta disso, é importante saber o score para financiamento de veículos e entender como garantir uma aprovação de crédito mais fluida.

Veja neste artigo qual o score ideal para um financiamento e entenda como melhorar a sua avaliação.

O que é score de crédito?

Score é um termo em inglês para pontuação/resultado. Assim, o score de crédito é a pontuação usada para classificar o crédito de indivíduos criada pelo SPC Brasil e o Serasa Experian.

O score de crédito representa o risco de perda das agências financeiras ao emprestar dinheiro para determinada pessoa, indo de 0 a 1000, em que 0 é o pior resultado de confiança possível e 1000 o melhor.

Por isso, quem tem uma pontuação baixa no score pode não conseguir aprovações de financiamento na maioria das instituições ou pode ter maiores taxas de juros, já que é visto com desconfiança por conta de seu histórico.

Agora, no caso de scores mais altos, os financiamentos podem ser facilitados. 

Como o score é calculado?

O Serasa Experian e o SPC Brasil usam fatores diferentes para calcular o score. O SPC usa uma fórmula e um banco de dados, enquanto o Serasa tem uma metodologia distinta. Alguns dos pontos em comum para os cálculos são:

  • histórico de pagamento de contas no prazo;

  • atualização de dados bancários;

  • possíveis atrasos em pagamentos;

  • existência de inscrição em órgãos de proteção de crédito;

  • utilização de serviços financeiros.

Além disso, informações como salário, região de moradia e quantas pessoas vivem na mesma casa também são usadas na elaboração do score. No geral, todos os dados disponíveis são utilizados no cálculo.

Por que o score é importante na liberação de crédito?

Como foi dito na introdução do artigo, o score é a métrica de confiabilidade de pagamento de crédito que os bancos usam para determinar a liberação do valor ou não para um indivíduo. 

Por isso, é muito importante ter um valor alto. Mesmo que você não tenha pendências no seu nome, por exemplo, a falta de registro pode afetar o seu score e prejudicar a sua aprovação. 

Afinal, um banco não vai arriscar perder o valor de um empréstimo ou financiamento para uma pessoa já que isso, a longo prazo, pode comprometer a estabilidade de suas operações financeiras. 

É necessário um sistema que automatize essa avaliação de crédito de um indivíduo e agilize o processo. Imagine quanto tempo levaria para conseguir um financiamento se você necessitasse comprovar manualmente todas as suas aquisições e pagamentos dos últimos dez ou vinte anos!

Score para financiamento de veículos - qual o mínimo?

A maioria dos especialistas considera qualquer score acima de 700 como um valor adequado e sólido para conseguir um financiamento automotivo. 

As exigências dos bancos podem variar de acordo com as políticas de crédito de cada local, mas um score de 700 já costuma ser o suficiente, na maioria dos casos, para facilitar o financiamento dos proponentes (outros fatores entram na avaliação, é claro, mas tratando exclusivamente do crédito, podemos ter essa linha).

Contudo, é possível que você não tenha esse score. Não se desespere! Existem diferentes maneiras de se aumentar o score no Serasa e no SPC Brasil. 

Algumas delas são:

  • Abra o Cadastro Positivo;

  • Pague suas contas em dia;

  • Para dívidas e pendências, aproveite as condições e promoções para quitar com descontos;

  • Atualize seus dados cadastrais no Serasa e no SPC Brasil.

Agora, caso não consiga aumentar o seu crédito, existem outras maneiras de conseguir aprovar o seu financiamento. 

Por exemplo: é possível dar seu carro atual como entrada, reduzindo o valor financiado e, com isso, as exigências dos bancos e instituições financeiras. Isso muito provavelmente irá reduzir o score exigido na negociação.

E mesmo tendo o financiamento recusado, caso chegue a isso, é possível encontrar outras opções de aquisição parcelada de carros, como os consórcios, cujas condições para aprovação de crédito são mais flexíveis.

Caso queira saber mais sobre o assunto, leia nosso artigo sobre consórcio de seminovos aqui.

E se você precisa de mais detalhes sobre o financiamento de carros seminovos, saiba que temos outro guia só sobre o assunto. Leia aqui.

Onde comprar um seminovo financiado?

No Center Car, é claro! Só aqui você encontra automóveis de qualidade, com procedência verificada e documentação em dia nas vinte e quatro lojas, que oferecem mais de 600 veículos diferentes no total. 

Acesse agora mesmo nosso site e encontre o seu carro dos sonhos! Quer ainda mais benefícios? Em nosso site, você encontra um simulador de financiamento de carros que já te dá uma previsão do valor total do financiamento do veículo. 

 

Imperdível, não é? Seminovo de qualidade é aqui no Center Car.

 

VOLTAR AO INÍCIO