Sedan ou Hatch: qual a melhor opção para o seu perfil?
20 out

Sedan ou Hatch: qual a melhor opção para o seu perfil?

Veja neste artigo se deve escolher um sedan ou hatch de acordo com suas características e necessidades. Entenda como cada veículo atende diferentes públicos e saiba quais são os principais modelos para cada categoria.

Quais as características de um hatch?

O termo hatch vem do inglês “hatchback”, ou “traseira com com porta” em tradução literal. Dessa forma, o carro hatch tem uma porta no bagageiro, e não uma tampa como nos SUV e sedans

O hatch também é conhecido como carro de dois volumes, dividido em cabine de passageiros e compartimento para o motor. O diferencial desse veículo é que o porta-malas fica dentro do espaço da cabine, atrás do banco traseiro, e por isso tem menor volume. 

O hatch é um modelo mais compacto, normalmente apresentado como modelo de entrada em diferentes marcas automobilísticas, o que garante um preço mais baixo que SUV ou sedans.

Para quem está escolhendo o primeiro carro, um hatch pode ser uma boa opção, visto que o tamanho compacto também ajuda a dirigir e ter melhor percepção das dimensões do veículo para vagas. 

Quais são os tipos de hatch?

Os hatchs se subdividem em 3 categorias, de acordo com tamanho e desempenho. São elas:

  • Hatch compacto: o mais simples do mercado e também o mais barato e econômico, pois normalmente vem com o motor 1.0. Possui a menor extensão, garantindo facilidade de manobra e estacionamento. Exemplos de hatch compactos: Ford Ka, Ford Fiesta, Fiat Palio e Fiat Uno.

  • Hatch esportivo ou hatch médio: Conta com motor um pouco mais potente, como 1.4 ou 1.6, além de ter um espaço maior em relação ao modelo compacto, proporcionando mais conforto aos passageiros. Exemplos de hatch esportivo: Renault Sandero, Peugeot 307, Volkswagen Golf etc.

  • Hatch superior: Categoria premium que oferece ainda mais conforto e espaço aos passageiros. Exemplos de hatch superior: Hyundai Veloster, Audi A1 etc.

Está procurando um carro hatch? O Center Car tem o modelo ideal para você!

Quais as características de um sedan?

O sedan é um carro com bastante espaço interno feito de três volumes distintos (ao contrário do hatch, com dois): bloco de motor, bloco dos passageiros e porta-malas. Por conta disso, são escolhas comuns para famílias que precisam de espaço.

Também apresentam normalmente motores mais potentes que os hatchs, um fator que, apesar de positivo, aumenta o valor dos veículos. 

Outro aspecto importante é que são mais baixos que hatchs e SUVs, garantindo maior estabilidade em rodovias. 

Assim como os hatchs, possuem três categorias de acordo com tamanho, conforto e luxo:

  • Sedans compactos: A motorização é menos potente que os demais modelos de sedan, tornando-os mais acessíveis. Exemplos de sedans compactos: Nissan Versa, Chevrolet Cobalt, VW Voyage e Fiat Siena.

  • Sedans Médios: Possui mais espaço que os modelos compactos e equilibra tamanho, conforto e luxo. Exemplos de sedans médios: Chevrolet Cruze, Toyota Corolla e Volkswagen Passat.

  • Sedans Grandes: Categoria mais luxuosa e completa. Os carros possuem alto desempenho e inúmeros adicionais tecnológicos. Por conta disso, são os mais caros entre os três. Exemplos de sedans grandes: Volvo S60 e Audi A4.

Procurando um sedan? Confira diferentes modelos aqui!

Hatch ou Sedan - Qual escolher?

Na hora de decidir entre um hatch ou sedan, é importante entender seu planejamento financeiro e as expectativas para os próximos anos. Afinal, a média de troca de automóveis no Brasil fica entre 3 e 5 anos. 

Então, para quem está começando uma família ou planeja começar uma, um sedan pode ser a opção mais recomendada, visto que tem mais espaço interno. 

Por outro lado, quem quer economizar na aquisição e garantir um automóvel mais econômico em um primeiro momento pode investir em um hatch. Além disso, eles possuem menor IPVA comparados aos sedans.

E mesmo que você precise de mais potência, modelos como o Golf e o Peugeot 307 entregam desempenho na medida certa.

Contudo, quem trafega muito em estradas pode achar desgastante realizar o percurso regularmente nos hatchs, tanto pelo espaço interno reduzido quanto pela potência menor comparada aos sedans. 

Ou seja, para quem viaja regularmente, o sedan, com maior espaço interno, porta-malas com grande volume e desempenho médio mais alto é uma boa escolha.

Por isso, depois de pesar suas necessidades imediatas e futuras, é só escolher o automóvel certo. 

Aqui no Center Car, você encontra os melhores seminovos da região, com mais de 600 carros disponíveis em 24 lojas com atendimento personalizado e eficiente. 

 

Seja hatch ou sedan, aqui no Center Car você encontra a opção certa para seu novo veículo. Conheça nossas opções!

VOLTAR AO INÍCIO