Carros usados e seminovos: qual a diferença entre eles?
8 set

Carros usados e seminovos: qual a diferença entre eles?

Veja neste artigo como carros usados e seminovos se diferenciam e saiba escolher cada um deles na hora da próxima aquisição. Entenda os fatores além da determinação oficial que impactam na valorização ou desvalorização de um veículo para compra e venda. 

Diferença entre automóvel usado e seminovo: quais são as regras?

Conforme explicamos no artigo sobre quilometragem de automóveis e os métodos para cálculo de valorização, um veículo é considerado seminovo nos três primeiros anos após sua aquisição. Após isso, a terminologia correta legalmente é “usado”. 

Ou seja, um carro comprado em 2018 será um seminovo até 2021. 

Além do tempo, a quilometragem também entra em jogo. A maioria das tabelas, em teoria, considera até 20 mil quilômetros rodados por ano para um carro, então um seminovo deveria ter, em média, até 60 mil quilômetros rodados. 

Abaixo, iremos explicar porque esse cálculo pode ter falhas e quais são as outras formas de diferenciar um bom usado de um bom seminovo. 

Carros usados: como escolher um bom veículo?

Carros usados são vistos normalmente como veículos antigos, Monzas, Paratys, Celtas e Unos da virada dos anos 2000. No imaginário popular, são veículos desgastados e com mais de uma década de uso. Mas isso não é necessariamente verdade.

Como tudo na vida, existem graus de qualificação para um veículo em termos de conservação e desempenho. Um carro usado não será necessariamente um carro ruim, até porque sua quilometragem pode ainda ser baixa.

Por exemplo, uma BMW 325i 2001 é um carro usado, mas pode ter baixa quilometragem por conta dos hábitos de seu antigo dono e estar com manutenções e revisões em dia. 

Na escolha de um carro que não é zero, principalmente se for usado, o histórico de manutenções e a procedência contam muito na escolha. 

Dessa forma, mesmo veículos com alta quilometragem podem estar adequados para compra, visto que as recomendações do fabricante foram respeitadas para garantir vida útil estendida.

Abaixo, algumas das principais dicas para comprar um carro usado:

  • Compre das marcas que são referência em qualidade;

  • Confira se a manutenção está em dia no guia do veículo;

  • Puxe o histórico do veículo para saber de eventuais acidentes, roubos, alterações etc.

  • Dirija o carro na hora de fazer uma vistoria;

  • Confira se o carro ainda está na garantia;

  • Garanta o manual do veículo na hora da aquisição;

  • Verifique o estado do carro, tanto no interior quanto no exterior;

  • Leve a um mecânico de confiança para uma avaliação técnica;

  • Ponha na ponta do lápis os custos para manter o veículo (manutenções preventivas, documentação e mais).

Carros seminovos: como escolher um bom veículo?

O método de escolha e seleção de um seminovo é similar ao de um carro usado, com uma diferença importante: normalmente, carros usados são negociados diretamente entre donos e compradores, uma atitude arriscada por diversos motivos.

No caso de seminovos, existem diversas lojas especializadas com diferentes modelos disponíveis. 

Essa, inclusive, é a melhor maneira de se adquirir um veículo, com o auxílio de um especialista nesse tipo de automóvel, o que garante menos dores de cabeça, taxas e juros mais baixos, além de condições de negociação mais flexíveis. 

Um aspecto tão importante para seminovos quanto para usados é o estado de conservação do veículo e as manutenções em dia. Peça sempre o histórico de revisões e confira se o carro parece afetado por alguma anomalia. 

Abaixo, iremos separar alguns dos melhores seminovos para diferentes categorias de uso.

Carros seminovos com revisão mais barata

Temos um artigo completo explorando cada veículo e seus benefícios, mas, no geral, os seminovos com melhor custo de revisão e manutenção são esses três abaixo:

Carros seminovos ideais para Uber

Em um outro artigo, exploramos quais são os benefícios de cada um dos carros abaixo, incluindo espaço interno, porta-malas, consumo de combustível e outras informações. Aqui, deixaremos apenas a lista de seminovos considerados ideais para quem vai trabalhar como Uber.

  • Volkswagen Virtus

  • Toyota Etios Sedan

  • Chevrolet Cobalt

  • Fiat Uno

  • Chevrolet Spin

  • Hyundai HB20

  • Volkswagen Gol

  • Renault Sandero

  • Chevrolet Onix

  • Volkswagen Voyage

Seminovos ideais para quem viaja muito

Quem precisa se deslocar muito tem que escolher não só um seminovo com boa durabilidade, mas também um veículo confortável e com bom consumo de combustível. Temos um artigo que destaca com mais detalhes cada um dos carros seminovos abaixo:

Seminovos de até 50 mil reais

Com a alta do preço dos veículos no Brasil, escolher um seminovo de qualidade por um preço baixo é uma boa jogada para quem não pode ou não quer gastar muito. 

Por conta disso, separamos os cinco melhores modelos de seminovos nessa faixa de preço e contamos tudo sobre eles em outro blog. Abaixo, os 5 melhores modelos nessa categoria:

Conclusão: como comprar usados e seminovos?

A melhor maneira de comprar um carro usado ou seminovo é através de uma loja especializada nesse tipo de serviço. Dessa forma, você garante atendimento de qualidade, facilidade com os processos e documentações, taxas e juros menores graças às parcerias com financeiras e bancos, além de muitos outros benefícios. 

 

Está com tudo pronto para adquirir seu novo carro? Acesse agora o site do Center Car e escolha o seu. São mais de 20 lojas, 600 veículos e 25 marcas para dar a você todo o poder de decisão. 

VOLTAR AO INÍCIO