SUV ou Sedan: qual a opção ideal para o seu perfil?
1 set

SUV ou Sedan: qual a opção ideal para o seu perfil?

Veja neste artigo quando escolher SUV ou Sedan e saiba quais as diferenças entre os modelos na hora de comprar seu próximo carro.

Quais as características de um Sedan?

Sedans são carros com bastante espaço interno para os ocupantes. Isso porque sua estrutura é dividida em três volumes distintos: bloco de motor, bloco dos passageiros e porta-malas.

Por isso, costumam ser escolhas comuns para quem precisa de espaço entre os bancos e no porta-malas (muitas famílias optam pelo modelo).

Sedans normalmente possuem motores mais potentes que os hatchs, o que também aumenta o valor em comparação a esses veículos. 

Outra característica comum é que sejam mais baixos que modelos hatch, tornando-os mais estáveis em rodovias. Dividem-se em três categorias de acordo com tamanho, conforto e luxo: Sedans compactos, Sedans Médios e Sedans Grandes. 

Os Sedans grandes costumam ser carros mais luxuosos e tecnológicos, com motores mais potentes e sistemas inteligentes. Por isso, seus valores são mais altos.

Confira diferentes modelos de Sedans aqui!

Porta-malas do Sedan: um benefício valioso

Muitas pessoas optam pelos Sedans por conta do espaço valioso no porta-malas, que favorece famílias ou pessoas com o costume de percorrer grandes distâncias em viagens.

Além disso, com o espaço extra, é mais fácil instalar um kit de gás natural veicular (GNV) sem comprometer o espaço de bagagem (o que complementa a demanda de pessoas com alto deslocamento mensal).

Consumo de combustível e desempenho do sedan

O Sedan costuma ser mais confortável nas ruas e estradas graças à esportividade dos modelos, com maior aceleração, velocidade máxima e espaço interno confortável, colaborando para a experiência da direção. 

Além disso, o design mais baixo e a frente compacta aumentam a aerodinâmica, o que torna os Sedans mais econômicos no consumo de combustível. 

 

Quais as características de um SUV?

SUV significa Sport Utility Vehicle, ou veículo utilitário esportivo. Normalmente, unem qualidades dos hatches e dos Sedans, como o alto espaço interno, já que alguns modelos oferecem assentos para até 7 pessoas - ideais para grandes famílias. 

Possuem motores potentes, com muitas versões com tração 4x4 aumentando a potência total e expandindo a direção para a estrada e terrenos mais acidentados.

Os SUVs têm rodas grandes e uma estrutura robusta. A altura do motorista é rotineiramente mais alta que outros modelos de carros. 

Os veículos mais modernos já contam com 4 portas ao invés das tradicionais 2 portas do começo da década de 90, e ao contrário da maioria dos Sedans, os SUVs já têm (em sua maioria) compatibilidade com o Diesel. 

Confira diferentes modelos de SUVs aqui!

Segurança no SUV: um enorme benefício

A altura dos SUVs gera maior sensação de segurança na locomoção, já que os motoristas ganham uma visão ampla do tráfego, auxiliando no controle do veículo em meio ao trânsito e no desvio de buracos e desníveis com antecedência. 

Além disso, são automóveis mais robustos e contam muitas vezes com airbags em todos os assentos, gerando uma experiência mais segura para as famílias.

Conforto e versatilidade: uma combinação dos SUVs

SUVs são mais altos e espaçosos que modelos hatch, ideais para famílias ou pessoas que prezam por maior conforto. Alguns modelos, como dito anteriormente, levam até 7 pessoas, o que é especialmente útil em diversas situações, como viagens em grupo ou que demandam muita bagagem.

E, por terem 4x4, podem atuar tanto fora da estrada quanto dentro, ampliando os caminhos disponíveis e dando um aspecto de aventura aos modelos. Isso aumenta, inclusive, a possibilidade de passeios e destinos com os automóveis.

 

Sedan ou SUV: vantagens e desvantagens de cada modelo

SUVs são altos, espaçosos e luxuosos, mas isso vem com um aumento no preço. Além disso, não possuem motores tão potentes e são menos estáveis nas curvas graças à altura.

Os Sedans, por outro lado, continuam espaçosos, e os modelos compactos e médios possuem valores menores quando comparados aos SUVs. Além disso, todos os Sedans são mais potentes e mais estáveis nas estradas e curvas graças à menor altura. 

E nos gastos gerais, há uma diferença entre as duas categorias. Combustível, manutenção, seguro e despesas recorrentes geram uma relação de custo-benefício distintas - com vitória para os Sedans na maior parte das vezes (exceto Sedans Grandes).

Ou seja, na hora de escolher o veículo ideal, é importante entender quais são as suas demandas e necessidades imediatas e futuras. 

Saber equilibrar os desejos e necessidades rotineiras se faz fundamental para investir no automóvel correto. Para quem precisa passar por estradas rurais e florestais recorrentemente, vale a pena investir mais e adquirir um SUV, por exemplo. 

Para quem quer veículos com melhor desempenho e não planeja aumentar a família em um futuro próximo, Sedans Compactos são bons investimentos.

 

Acesse o site da Center Car e confira as melhores ofertas de Sedans e SUVs seminovos!

 

VOLTAR AO INÍCIO