Sons que podem indicar problemas sérios no carro
26 mai

Sons que podem indicar problemas sérios no carro

Existe sensação melhor do que entrar no carro, colocar sua música preferida no último volume e seguir viagem? Claro que não, mas de vez em quando é necessário ouvir o que seu carro tem a dizer, e para isso é preciso baixar o volume e escutar os sons que seu veículo emite. Atitudes simples, que exijam apenas um pouco de atenção pode poupar dor de cabeça e um bom dinheiro com mecânico.

Existem alguns sons que podem indicar problemas sérios no carro. Você sabia? Problemas no rolamento, nas suspensões, nos freios e por aí vai. Prestar atenção nesses ruídos faz parte do que chamamos de manutenção preventiva, e deve ser feito pelo próprio motorista.

Para os motoristas mais experientes, esses ruídos já são bem conhecidos, mas para aqueles jovens que estão realizando o sonho do primeiro carro, a tarefa pode ser um pouco mais complicada. Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a identificar sons alterados e quais problemas graves eles podem indicar.

Você sabe identificar quais ruídos são sinal de problema?

Nem todo som no carro alerta para algum problema grave, o ronco do motor em carros potentes soa como música para os fãs automobilísticos. Agora se você escuta um som agudo, como um garfo riscando a tampa de uma panela na hora que aciona o freio, preste atenção ao desgaste das pastilhas.

É melhor levar para manutenção rapidamente do que descobrir que os freios não estão bons na hora que você precisa realizar uma frenagem. Os ruídos nas pastilhas são bastante comuns e de fácil identificação. São como um assovio com fundo metálico. Em alguns casos somente a substituição das pastilhas é suficiente para resolver o problema, porém, se a situação for mais grave pode ser preciso trocar os discos de freio. Por isso, preste atenção aos sinais e evite um gasto desnecessário.

Passei na lombada e ouvi um barulho de batida, e agora?

Essa é uma reclamação relativamente comum, passar por um quebra-molas ou por um buraco e ouvir um som de batida vindo da caixa de rodas. Fique ligado! Pode ser problema nos amortecedores do carro.

Andar por estradas de terra ou ruas esburacadas podem diminuir a vida útil dos amortecedores, ou até causar problemas na suspensão dos veículos. É importante notar os sons emitidos e até a vibração que aparece no volante.

Barulho no escapamento

Um clássico automobilístico, os barulhos no escapamento podem atingir qualquer modelo. Quando você reduz a velocidade e ouve um pequeno estouro na parte traseira pode ser o indicativo de um furo no escapamento.

Se o barulho vem na hora que você acelera, pode ser que o escapamento esteja solto. Ele é preso por braçadeiras metálicas que podem ficar frouxas ou soltas dependendo do uso do veículo. O barulho é como o de uma peça solta.

Pneus cantando com facilidade

Cantar pneus propositalmente não é uma prática recomendada. Mas existem alguns carros que cantam pneus mesmo sem intenção do motorista. Nesses casos vale fazer um check up geral. Esse som pode indicar um desgaste no pneu ou até a necessidade de realizar o alinhamento do veículo, uma manutenção que deve ser periódica. A recomendação é que seja feito o alinhamento a cada 10.000 km rodados.

Barulhos no motor

Outro som que pode aparecer no carro são os barulhos no motor. Quando o motorista ouve um estalo assim que dá partida e o carro começa a se movimentar, pode ser um problema no coxim. Essa é uma peça feita de metal e borracha, que serve para amortecer as vibrações do câmbio e do motor. Deixando esses componentes sempre firmes e na posição correta.

E aí, identificou algum desses sons no seu veículo? Procure um mecânico e evite problemas ainda maiores. Nessas horas é essencial contar com um mecânico de confiança, que vai te ajudar a encontrar o problema de maneira certeira e eficaz.

Acesse nosso blog " Como escolher um bom mecênico: o guia completo."

Uma coisa essencial na hora de comprar um carro é fazer a revisão completa do veículo, para evitar ter problemas com ruídos e outras surpresas que um veículo sem revisão pode causar.

Agora se você procura um carro para não ter dor de cabeça, acesse o estoque de seminovos do Center Car. Tem mais de 600 veículos te esperando.

 

VOLTAR AO INÍCIO