O que é vitrificação automotiva e como cuidar?
30 abr

O que é vitrificação automotiva e como cuidar?

Cuidar do carro é uma paixão que só traz vantagens, seja pela satifação pessoal de ter um carro sempre brilhando ou pela valorização na hora da troca. Não é à toa que a Estética Automotiva tem caído no gosto do brasileiro. Um veículo em bom estado de conservação, sem danos na lataria enche os olhos de qualquer admirador e quem procura veículos para compra.

Os carros ficam constantemente expostos a situações adversas, como o sol, chuva ácida, poluição, poeira, vento entre outros. Todos esses fatores acabam desgastando a pintura e deixam a lataria com pequenos arranhões, riscos, ou até ocasionam a perda do brilho na pintura e em outros componentes.

Para evitar o desgaste da pintura e do verniz existem alguns cuidados que podem ser tomados ainda em casa, desde a hora da lavagem até manter o veículo protegido do sol e da chuva. Uma das técnicas mais modernas de cuidado com o carro é a vitrificação automotiva.

Mas afinal, o que é vitrificação automotiva?

A vitrificação automitiva é uma técnica utilizada aumentar o brilho do carro e conferir maior proteção da pintura. Uma série de procedimentos são feitos para preparar o veículo até que é aplicado um produto vitrificador que forma uma película em cima da lataria, deixando uma camada mais resistente no verniz aplicado sobre a pintura. Diferente das famosas ceras e selantes, a vitrificação automotiva é um procedimento que faz uma manutenção da pintura.

Tudo nos mínimos detalhes

Apreparação para aplicação do verniz deve ser bastante criteriosa, pense no procedimento como uma película de celular, se você não limpa bem a tela do celular antes de aplicar a película, tudo que fica por baixo vai ficar muito aparente. Com a vitrificação automotiva acontece o mesmo!

Tem que ser feita uma limpeza caprichada e em alguns casos é recomendado um polimento para retirada de pequenos arranhões ou desgastes. Todo o processo pode durar horas ou até dias, dependendo da técnica usada, do tamanho do veículo e dos cuidados a serem feitos antes da vitrificação.

Depois desse trabalho todo, a vitrificação vai deixar seu carro brilhando e com um efeito prolongado de carro novo. Listamos algumas das vantagens que essa técnica pode trazer para o seu carro:

- Aumenta o nível de brilho

- Melhora em até 6x a resistência da pintura

- Ajuda a proteger o veículo da ação de sol, chuva ácida e produtos químicos.

- Dificulta que a sujeira fique impregnada na lataria.

- Facilita a lavagem.

- Durabilidade de até 3 anos, dependendo dos cuidados de manutenção.

- Valoriza o veículo para revenda

Mas vale ficar atento, a vitrificação não é um milagre! Ela protege o carro, mas não é como um escudo, coisas pontiagudas podem riscar facilmente mesmo um carro vitrificado. O impacto de pequenas pedras também pode trincar a vitrificação.

Não tente fazer isso em casa!

Os produtos de vitrificação automotiva mudam de forma significativa a superfície dos veículos, visto a duração da técnica ser tão longa. Por isso, não vai arriscar fazer isso em casa, hein. Procure sempre um profissional capacitado e experiente para realizar esse procedimento. Ou aquele sonho do carro brilhando como espelho, pode se tornar mais que 7 anos de azar.

Como nem tudo são flores, também separamos alguns motivos para não fazer o procedimento de vitrificação automotiva:

- Se vc não estiver tiver disposto a fazer a manutenção correta;

- Se o carro não estiver devidamente polido, para retirada de imperfeições antes da vitrificação;

- Se você não tem como investir em um bom profissional para fazer o procedimento.

Cuidados para um carro com vitrificação

A vitrificação não é blindagem! Assim como o verniz que já vem no carro pode ser danificado pelo mau uso, o carro com vitrificação também pode ser danificado se não houver manutenção correta.

Depois de um investimento alto, que pode variar entre 800 a 2000 reais, não vale lavar o carro de qualquer jeito. Cuidado e capricho são indispensáveis para aumentar a durabilidade do procedimento.

Como lavar o carro vitrificado

Nesse período de quarentena, uma coisa que aprendemos é fazer alguns serviços em casa. E lavar o próprio carro é uma delas. Mas é sempre importante tomar alguns cuidados.

Na hora da lavagem faça uma camada de espuma com produto automotivo adequado. Isso vai ajudar amolecer a sujeira, em seguida faça o primeiro enxágue. Essa etapa de pré-lavagem é essencial para evitar que as partículas de sujeira provoquem pequenos arranhões no verniz do carro na hora que você for esfregar com um pano ou luva.

Depois, com um produto de limpeza adequado para veículos, com componentes que não sejam agressivos para o verniz e pintura, e com o auxílio de um pano ou luva de limpeza de microfibra faça a esfregação. O pano tem que ser bem macio para não causar pequenas ranhuras na superfície do carro.

Para uma limpeza mais detalhada, um pincel de cerdas bem macias pode auxiliar na hora de esfregar partes menores ou com mais relevos, como pequenos cantos.

Outro passo importante na hora da lavagem é a hora de secar seu carro. Utilizando uma toalha com tecido específico, fazer a secagem do veículo evitando movimentos que possam arranhar o verniz. Também existem alguns produtos de acabamento que ajudam a manter o brilho do veículo com vitrificação.

E aí, gostou das dicas? Aqui no Center Car você pode encontrar diversos seminovos em excelente estado de conservação. Confira nosso estoque, com mais de 600 veículos.

VOLTAR AO INÍCIO