Conheça os melhores carros para motoristas iniciantes
27 abr

Conheça os melhores carros para motoristas iniciantes

O sonho do primeiro carro pode se tornar um pesadelo se você não sabe como fazer uma escolha assertiva na hora da compra. Entender qual o modelo pode te atender melhor, é essencial para uma primeira experiência com veículos próprios.

Várias questões devem ser analisadas na hora da compra, como o custo benefício do carro, facilidade com a manutenção, valorização na hora da troca, tipo de câmbio, facilidade para dirigir e por aí vai.

Pensando nisso, separamos algumas dicas e modelos para te ajudar na compra do primeiro carro! Confira.

Afinal, como você deve escolher seu primeiro carro?

O custo-benefício é o principal fator na hora da compra do primeiro veículo. Os modelos que já estão há mais tempo no mercado se mostram uma boa opção, pois são um indicativo de consistência e disponibilidade de peças, além de ser mais fácil encontrar mecânicos que estejam habituados com a manutenção do carro.

Carros mais populares se destacam na hora que falamos de manutenção. Por serem encontrados com maior facilidade nas ruas, o mercado de peças desses modelos é mais amplo. Por consequência, o custo na manutenção costuma ser mais baixo e mais fácil. Mas fique ligado, fazer os cuidados e manutenção preventiva do veículo ajudam a evitar problemas maiores.

Modelos e acessórios

Os seminovos em bom estado de conservação têm um preço mais amigável que os carros zero quilômetro e podem se adequar melhor ao bolso de quem procura fazer o primeiro investimento em um bem de alto custo. Quando falamos de revenda os modelos seminovos têm maior valorização, ao contrário dos novos que apresentam grande desvalorização assim que saêm da concessionária.

>> Clique aqui e conheça o estoque de seminovos do Center Car.

Os motoristas iniciantes costumam optar por modelos mais simples e que sejam mais fáceis para dirigir e manobrar. Os carros do tipo hatch são uma boa pedida. Por serem mais compactos, os hatchs facilitam na hora de colocar o carro em uma vaga mais apertada, por exemplo. Acessórios como câmera ou sensor de ré também facilitam o processo da manobra, além de agregar valor de revenda.

Câmbio automático x Câmbio manual

Outra decisão importante é sobre o tipo de câmbio do seu primeiro carro. Os modelos de câmbio manual precisam ter a embreagem acionada para fazer a troca das marchas, já os automáticos fazem esse trabalho por você. Cada tipo de câmbio tem suas vantagens e desvantagens.

Os carros de câmbio manual, no geral, têm um preço mais acessível. Já na hora da revenda eles não apresentam a mesma valorização dos modelos automáticos. Cabe fazer uma avaliação da sua necessidade no momento. Se você opta por facilidade ao dirigir, os automáticos são a melhor aposta, sem dúvidas.

Agora que você já sabe os principais pontos na hora de escolher o seu primeiro carro, fizemos uma lista com os 5 melhores modelos para motoristas iniciantes.

1 - Fiat Uno

Um dos modelos mais populares encontrados no mercado, o Fiat Uno está entre os carros mais vendidos do país. É uma excelente opção para o primeiro carro de quem procura um compacto de preço baixo, com manutenção e facilidade na hora de encontrar peças de reposição.

O modelo querinho da Fiat também se destaca no quesito economia de combustível. Como se espera de um compacto, o Uno pode atingir uma eficiência de aproximadamente 13km por litro na cidade.

2 - Chevrolet Onix

Desde o lançamento em 2012 até março de 2020 o Onix ocupou as primeiras posições como um dos carros mais vendidos do país. O modelo apresenta desde versões mais básicas até algumas com acessórios mais rebuscados, além das opções de câmbio manual e automático. O Onix ainda possuí vantagem nos quesitos facilidade de manutenção e reposição de peças no mercado.

3 - Hyndai HB20

Assim como o concorrente da GM, o Hyundai HB20 tem as opções sedan ou hatch. Também integra a lista de carros com bastante venda no mercado nacional, garantindo as diversas facilidades como manutenção, revenda e facilidade para encontrar peças.

 O design moderno do Hb20 faz sucesso entre os mais jovens que procuram carros mais acessíveis sem abrir mão de conforto, estilo e qualidade. Desde os modelos mais simples com câmbio manual, ele também pode ser encontrado na versão automática.

4 - Volksvagen Gol

Dessa lista, o Gol é o carro que está há mais tempo no mercado brasileiro. Foi inovador ao ser o primeiro veículo nacional com injeção eletrônica ainda nos anos 80, a marca continua investindo em atualizações do seu modelo campeão de vendas.

A Volksvagen é conhecida pelos carros robustos, com o gol não é diferente. Modelo simples e muito eficiente para quem procura as facilidades que só o carro mais vendido do país pode proporcionar.

5 - Ford Ká

Assim como os demais da lista, com o Ford Ká não é diferentem um hatch apaixonante, econômico e eficiente para quem procura o primeiro carro. A marca optou por uma remodelação geral no design do veículo em 2014 que ganhou formas mais robustas e sem perder as caracteríscas de um compacto de qualidade.

Também possuí a opção sedan além das versões manual e automática. Ideal para quem pode investir um pouco mais em conforto e acabamentos.

E aí, gostou das dicas? Todos esses modelos e muitos outros você encontra no estoque do Center Car.

 

 

VOLTAR AO INÍCIO