Cuidados na hora da troca de óleo
19 mar

Cuidados na hora da troca de óleo

A troca de óleo é um aspecto do veículo que costuma despertar dúvidas aos motoristas, principalmente naqueles que começaram a dirigir recentemente. Mesmo não sendo um assunto já esclarecido para todos, a troca de óleo é um aspecto extremamente importante para a manutenção do carro. Afinal, é o lubrificante que protege as peças do motor, diminui o atrito, evita a oxidação e auxilia no resfriamento. Diante de tanta função importante, é fácil entender que uma troca mal feita pode comprometer todo o veículo.

Mas você sabia que realizar a troca de óleo de forma eficiente não é difícil? Alguns cuidados são necessários, como não deixar pingar óleo no motor. Porém, o processo não é impossível e, com as devidas medidas observadas, o proprietário do automóvel pode ficar apto para identificar uma troca segura, além de saber qual é o óleo ideal a ser usado. Que tal ficar por dentro de todos os cuidados? Confira nossas dicas.

 

Frequência da troca de óleo

Assim como outros componentes do carro, como as velas, a troca de óleo exige regularidade. E, na compra de um carro seminovo, também é preciso estar atento à condição do lubrificante. O manual do veículo traz a informação sobre os critérios para troca, e é essencial que o motorista siga essa orientação oficial. No entanto, em termos gerais, a necessidade de troca do óleo costuma ser a seguinte:

     5.000 km rodados, com alguns carros exigindo 4.000 km;

     6 meses quando o uso é diário em espaço urbano ou estradas de chão, cuja poeira pode contaminar o produto;

     um ano, diante do uso mais comedido do automóvel.

E as trocas vão além: é preciso também substituir o filtro do óleo. Isso porque podem ficar resíduos do óleo anterior que irão comprometer a funcionalidade do novo lubrificante. O que fará o investimento do motorista ser desperdiçado e ainda colocará em risco o bom funcionamento do carro.

Cuidados com a escolha do tipo de óleo

Chegou a hora da troca de óleo? Conte com um bom profissional para o serviço e defina o lubrificante certo. Não há uma marca ou tipo que seja a solução universal para todos os carros. Porém, há orientações essenciais para escolher um produto de qualidade e que não comprometa o seu automóvel. Confira alguns:

     Não use componentes extras

Os lubrificantes já possuem uma estrutura química pensada para atuar no motor do carro. Mudanças que têm como promessa potencializar o óleo, na verdade, podem ser o caminho para prejuízos.

     Evite completar o óleo

O ideal é que se use um óleo totalmente novo. Quando isso for inviável, a recomendação é de que, pelo menos, o novo óleo seja da mesma marca e material que o anterior. Isso porque a mistura de diferentes pode gerar borra e outros prejuízos.

     Não use óleo de baixa qualidade

Aqui, vale o tradicional alerta de que o “barato pode sair caro”. Portanto, prefira marcas que são reconhecidas no mercado e confiáveis, que possam garantir um certo grau de bom desempenho do lubrificante no motor do seu carro

Cuidados para evitar o desperdício

Desperdícios significam perdas para o motorista. E ninguém quer isso. Sendo assim, as dicas acima para troca de óleo também evitam que o produto seja mal utilizado. Mas, ainda há algumas medidas que merecem atenção:

     Mantenha a tampa do dreno do cárter bem fechada.

O cárter tem de estar bem parafusado para que o óleo não vaze. Por outro lado, esse fecho não deve ser tão apertado a ponto de estragar o item do carro.

     Não deixe o óleo passar do volume máximo indicado.

A quantidade maior de óleo pode, aos desavisados, parecer algo benéfico. Algo como uma quantidade extra, reserva. No entanto, é algo prejudicial. Você vai desperdiçar uma quantidade de lubrificante e ainda pode comprometer o bom funcionamento do seu carro.

Dica Extra

A troca de óleo também exige um cuidado que vai além do próprio carro. Estamos falando do momento de descarte. O lubrificante dos automóveis é extremamente prejudicial ao meio ambiente, causando prejuízos graves tanto em locais próximos quanto distantes ao descarte impróprio. O descarte adequado é feito com os coletores autorizados pela Agência Nacional de Petróleo.

Se você anda tendo problemas com a manutenção do seu carro, pode ser a hora de encontrar um novo modelo!

Os cuidados com a troca de óleo são acessíveis e podem ser um determinante para a vida útil do motor e até mesmo do automóvel por completo. Além de seguir todas as orientações, também é importante levar em conta a praticidade de troca de óleo e a efetividade dela. Se você tem dúvidas e acha que está na hora de encontrar um novo modelo, precisa conhecer o estoque do Center Car. Lá você encontra a maior variedade de marcas e modelos, com mais de 600 opções para você escolher.

 

VOLTAR AO INÍCIO