Como adaptar o veículo para transportar crianças com segurança
8 mar

Como adaptar o veículo para transportar crianças com segurança

Transportar crianças com segurança no carro é uma medida extremamente importante e que deve ser sempre motivo de alerta para pais e responsáveis. Recentemente, foram aprovadas nacionalmente mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9.503/97) referentes às normas de viagem dos pequenos nos carros. A partir de abril de 2021, essas novas condutas passam a ser obrigatórias, e o não cumprimento pode ocasionar multas e até a apreensão do veículo.

A boa notícia é que as novidades não representam muitas alterações em relação ao texto anterior da lei, além de interferirem pouco no bolso e nas boas práticas já conhecidas pela família. Isso porque a principal diferença se concentra na prorrogação do uso da cadeirinha. Ficou curioso? Nessa leitura, você fica por dentro dessas novas regras da CTB e ainda confere outras dicas para transportar crianças com segurança no carro. Confira!

Importância do carro em uma família com crianças

A chegada de um filho significa mudança na rotina dos adultos, e a forma de transportar crianças com segurança no carro passa a ser uma das várias precauções a serem adotadas. Ainda que demande cuidados extras, ter um veículo é uma vantagem e tanto para famílias compostas por bebês ou crianças.

Em casos de emergências de saúde, na pressa do dia a dia ou até mesmo para passeios, um automóvel representa conforto e praticidade que outros meios de transporte não oferecem à garotada. Trata-se de um investimento necessário e financeiramente viável quando feito com as opções de carros seminovos com condições como as do Center Car.

Adaptações do carro para as crianças

Bebê conforto, cadeirinhas, e assentos de tamanhos específicos fazem parte da realidade de quem precisa transportar crianças com segurança nos carros.  Com a Lei 14.071/2020, que trouxe mudanças ao CTB, o uso desses bancos infantis deixa de ser uma norma secundária que, antes, estava presente apenas na Resolução n° 277, de 2008, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), e passa a compor as normas do Código de Trânsito Brasileiro.

Já a principal mudança é o aumento da idade obrigatória para transporte na cadeirinha. Antes, a cadeirinha era exigida até os sete anos de idade. Agora, passa a ser obrigatória até os dez. Em ambos os casos, com o transporte da criança no banco traseiro.

Há exceção para a idade de dez anos: quando atinge a altura de 1 metro e 45 centímetros, não há mais necessidade de cadeirinha para a criança, mas ela deve continuar sendo transportada no banco traseiro do automóvel, com o uso do cinto de segurança.  A seguir, confira as normas para transportar crianças com segurança no carro conforme cada idade:

Até 1 ano ou até 13 kg

Uso do bebê conforto ou poltrona reversível, permitidos apenas no banco traseiro do carro e com a criança de costas para a parte dianteira do carro.

De 1 a 4 anos ou de 9 kg a 18 kg

Uso da poltrona reversível compatível com peso e altura da criança. Permanece a permissão apenas para o banco traseiro, mas, aqui, com a criança virada para frente.

De 4 a 10 anos ou até 1,45m

Obrigatoriedade do uso de ‘dispositivos de retenção’, termo mencionado em lei que se refere à cadeirinhas ou assento de elevação adaptados à altura e peso. Permitido apenas no banco traseiro.

A partir dos 10 anos ou da altura de 1,45m

A criança passa a ter permissão para andar no banco dianteiro sempre fazendo o uso do cinto de segurança.

Penalidades

As sanções para quem não cumprir as normas para transportar crianças com segurança no carro é uma multa de R$293,47, perda de sete pontos na carteira de motorista e risco de retenção do automóvel. A classificação dessas violações é de infração gravíssima.

Carros sem banco traseiro

Em casos de picapes e outros modelos de veículos sem banco traseiro, a lei determina que as crianças de até 10 anos de idade podem ser transportadas no banco dianteiro. No entanto, é preciso haver um dispositivo de retenção da cadeirinha adequado e devidamente instalado.

Transporte de crianças com deficiência

Algumas medidas extras podem ser necessárias para transportar crianças com alguma deficiência em segurança no carro. Em geral, valem as normas citadas anteriormente, e o tipo de vulnerabilidade do menor indica as necessidades adicionais. Por exemplo: as cadeirinhas convencionais podem ser usadas quando não há dificuldade na flexão dos joelhos ou na respiração quando estão na posição vertical ou semi-inclinados. Em outros casos, pode ser preciso um assento especial, que apresente o controle muscular necessário à criança.

Com os seminovos do Center Car, você pode transportar crianças com segurança no carro

Agora que você já conhece as normas de como transportar crianças com segurança no carro, é hora de garantir um veículo apto a todos os ajustes necessários para os pequenos. No Center Car, você encontra diversas opções de seminovos já vistoriados e com excelentes condições de negócio: aceitamos o carro atual na quitação de um novo automóvel e trabalhamos com o financiamento junto de diversos bancos.

Quer conforto e segurança para passeios em família? Então conheça já o estoque de seminovos do Center Car!

 

VOLTAR AO INÍCIO