Como saber a hora certa de trocar de carro?
21 dez

Como saber a hora certa de trocar de carro?

O momento de trocar de carro sempre chega, até mesmo para os mais apegados ao veículo ou para os fãs de um determinado modelo. E as razões para a troca podem ser diversas: desde os aspectos físicos do automóvel até os motivos pessoais, como aumento da família ou novas necessidades. Mas temos uma ótima notícia para quem tem que trocar de carro: é possível fazer um excelente negócio de custo x benefício ao se desapegar do veículo antigo e trocá-lo por um carro seminovo.

Porém, é essencial ter certeza de que chegou mesmo o momento de trocar de carro. Afinal, nenhum investimento deve ser feito fora de hora. Por isso, separamos as principais razões que indicam que a hora de trocar o seu automóvel por um carro seminovo mais vantajoso já chegou. Confira! 

Quando me preocupar em trocar de carro?

Primeiramente, um aspecto importante a ser considerado é que a decisão de trocar de carro não deve ser postergada. Afinal, um veículo desgastado pode deixar o motorista sem meio de condução quando menos se espera. Nesses casos, a troca do automóvel tem que ser feita às pressas, sem que o proprietário tenha tempo para analisar as opções de carros seminovos para realizar uma boa troca e por um valor de venda mais baixo. 

Entendida a importância de pensar na troca do carro com antecedência? Então vamos aos critérios que nos levam a adquirir um novo veículo. 

Manutenções muito frequentes e caras

Todo carro exige conservação e cuidados frequentes. No entanto, há um limite de normalidade nessas manutenções. Tornam-se sinal de alerta quando são uma rotina repetitiva e incomum. Isso significa que as peças podem já estar desgastadas e a quilometragem muito avançada

Além da frequência das manutenções, também é preciso estar atento ao preço dos serviços. Estão pesando mais que o normal no bolso? Outro sinal de alerta! Uma dica importante é observar se o custo anual do carro está passando 10% do valor de venda, o que é um indício de que é hora de trocá-lo.

Custos do veículo e desvalorização

Além das manutenções mais caras, carros mais antigos também demandam mais gastos. Um exemplo é o seguro: quanto mais antigo o veículo, mais alto o valor cobrado pela seguradora. Além disso, a atenção ao mercado automotivo deve ser dobrada. Isso porque é necessário saber o quanto o seu carro está valendo para venda para avaliar o momento de se fazer um bom negócio com ele. Em geral, é mais vantajoso para o dono do carro vendê-lo enquanto o veículo ainda está valorizado. Assim, ele arrecada mais na venda e a diferença investida no carro seminovo da troca será menor.

Desgaste

Atrelada à desvalorização, está a deterioração do carro. Com o passar dos anos, o carro vai perdendo potência e, coisas que antes eram comuns de se fazer com o veículo, passam a ser trabalhosas. Peças de borracha e plástico costumam ter vida útil de cerca de 5 anos e o desgaste desses componentes comprometem o desempenho de todo o veículo. 

O motor também é outra peça que merece destaque quando falamos de deterioração, já que é o centro de funcionamento do carro. A quilometragem também é um indício: entre 60 e 100 km rodados, o carro começa a sofrer mais com o desgaste natural. Portanto, é essencial conhecer a quilometragem anual indicada pelo fabricante.

Exigências da vida pessoal

Além dos fatores relacionados ao próprio carro, não se pode ignorar as questões da vida pessoal do motorista. Aumento de renda, nascimento de filhos, mudança de cidade ou de emprego e outras necessidades fazem com que o veículo tenha que ser maior, menor, com mais recursos ou mais econômico. E, como a aquisição de um automóvel é um investimento e demanda negociações, não é vantajoso para o proprietário ter na garagem um carro que não o atende mais. Logo, é preciso também ter em mente quais são as reais necessidades de uso do carro.

Carros seminovos para a troca no Center Car

A atenção com o carro vai muito além do momento da primeira compra. É indispensável cuidar bem do automóvel para manter a sua usabilidade e para que esteja sempre valorizado no mercado. Caso você chegue à conclusão de que precisa mudar de carro ao colocar na balança os prós e os contras do veículo e analisar cada aspecto mencionado acima, não hesite em fazê-lo. E conte com o Center Car: aqui você encontra diversas opções de seminovos com condições que são a garantia de um bom negócio!

 

E aí, vai trocar de carro? Faça a melhor escolha com o Center Car! 

VOLTAR AO INÍCIO