Consórcio ou financiamento de carros: qual vale mais a pena?
11 dez

Consórcio ou financiamento de carros: qual vale mais a pena?

O financiamento de carros é uma modalidade de compra amplamente difundida entre os brasileiros. Um dado da Bolsa de Valores Oficial do Brasil, B3, comprova essa informação: 552 mil veículos foram financiados em novembro de 2020. Tal quantidade é histórica e representa alta de 4,9% em relação ao mesmo período em 2019.

Embora muitas pessoas escolham o financiamento, o consórcio é outra opção de pagamento que não deve passar despercebida. Afinal, investir em um carro é algo que exige muita organização financeira, e é essencial conhecer todas as formas de parcelamento disponíveis no mercado.  

 

Pensando nisso, selecionamos algumas informações importantes para que você não tenha mais dúvidas sobre consórcio e financiamento de carros. Ambas modalidades apresentam vantagens e desvantagens, e você poderá colocar na balança cada uma delas antes de realizar essa aquisição tão importante. Confira abaixo. 

Consórcio de carro seminovo

No consórcio de carros, mais de uma pessoa fica responsável por seu pagamento. Funciona da seguinte forma: um grupo se compromete em pagar as prestações de um carro sem os juros do financiamento. A cada mês, a compra do automóvel é disponibilizada para uma das pessoas que está quitando a parcela periodicamente. A contemplação de consórcio pode ser por lances, sorteios ou ao final de todas as parcelas, quando todos os contribuintes que não foram agraciados recebem o carro. 

 

Ou seja, se um grupo de 200 pessoas quer comprar um carro de R$60.000,00, cada uma delas paga R$300,00 por mês e aguarda sua vez de ser premiada com a carta de crédito para compra do automóvel. A contribuição mensal de cada um permite que, em todos os meses, um carro seja quitado no valor à vista. 

Taxas do consórcio

A primeira taxa com que temos que nos preocupar é com a da administradora de consórcio, responsável pelo gerenciamento da distribuição de um carro. Por mês, o valor desse serviço custa cerca de 14% a 20% do total do preço do automóvel. 

 

Além da administradora, ainda é preciso arcar com a despesa do fundo de reserva, que garante o pagamento do carro diante da inadimplência de alguém do grupo, do seguro de vida e de outras. Nem todas as taxas são de pagamento obrigatório. Por isso, é preciso atenção redobrada para verificar quais delas a administradora de consórcio que você escolheu vai te cobrar. 

Vantagens e desvantagens consórcio de carros

Os principais benefícios do consórcio é a ausência de juros que um carro parcelado possui. Além disso, as parcelas costumam ser amenas e, em alguns casos, você determina o valor de cada mensalidade e por quanto tempo vai pagar. 

 

Já as desvantagens estão associadas à possível demora para que você seja contemplado. Além disso, ainda há o risco de irregularidade dos outros participantes. Por isso, é essencial também verificar quais são as consequências para o grupo caso alguém deixe de cumprir as obrigações. Nesse caso, o que pode ocorrer é a criação de uma taxa extra, além da despesa de fundo de reserva, para arcar com a desistência de outras pessoas. 

 

Financiamento de carros seminovos 

Essa modalidade não é exclusividade de carros novos. Um carro usado também pode ser financiado. Em geral, o financiamento de carros funciona como um empréstimo em que o banco ou outra instituição paga o valor do carro à concessionária num primeiro momento. O comprador fica com o carro registrado em seu CPF, mas a posse é vinculada à instituição financiadora. Essa corresponde à forma mais usada em financiamento de carros, que é a CDC (Crédito Direto ao Consumidor)

 

Outro tipo de financiamento de carros seminovos é o leasing. Nele, uma empresa é responsável pela compra de um carro. Esse veículo adquirido é alugado ao consumidor para que ele possa usá-lo. Ou seja, é uma modalidade que funciona como um arrendamento, mas, ao contrário de outros aluguéis, as parcelas um dia acabam e, quando o consumidor quita o valor total do carro, ele passa a ser o proprietário.

Vantagens e desvantagens do financiamento de carros usados

Alguns dos benefícios do financiamento de carros: possibilidade de sair da concessionária com ele, sem espera; compromisso de pagamento com o banco, que costuma ser mais seguro; opção de efetuar a entrada em um valor maior para diminuir as prestações seguintes.

 

Agora, as desvantagens: imprevistos com o pagamento das parcelas e acúmulo de dívidas, possibilidade de a instituição financeira requisitar o veículo de volta em caso de irregularidades na prestação e risco de ter o nome sujo com o atraso nas quitações. Ou seja, prejuízos que tem a ver com o valor a ser despendido a cada mês. Se você estiver com um bom planejamento econômico, isso não irá ocorrer.

Simule seu financiamento de carros usados com o Center Car

 

Com essas informações, fica bem mais fácil fazer a escolha entre consórcio e financiamento de carros, não é? Se você quer ter o seu automóvel em mãos em um curto espaço de tempo, sem dúvidas o financiamento de carros é a melhor opção. E, no Center Car, ainda conseguimos oferecer as melhores condições. 

 

Ainda fazendo orçamento dos carros? Nós podemos te ajudar. Confira no nosso site o simulador de financiamento gratuito

 

VOLTAR AO INÍCIO