Cuidados com o carro na quarentena
6 mai

Cuidados com o carro na quarentena

Em um momento de isolamento social como o que estamos vivendo, em que as pessoas não devem sair de suas casas sem que haja de fato necessidade, é preciso se atentar aos carros que ficam nas garagens. O veículo parado pode apresentar problemas no futuro. A demora para gastar combustível, por exemplo, pode fazer com que os líquidos do veículo envelheçam.

 

Quer evitar uma futura dor de cabeça? Então se atente para as questões abaixo!

 

 

Limpe o seu veículo

Com tanto tempo sobrando para muitos, vale a pena fazer uma boa limpeza no veículo. Tire um tempinho para aspirar o interior do carro ou fazer a higienização da parte eletrônica, como o painel. Para a limpeza, use álcool isopropílico ou detergente neutro. Além desses cuidados, se preocupe em cobrir o veículo com uma capa ou algo que possa ser usado para impedir o acúmulo de poeira na carroceria, principalmente caso o veículo fique do lado de fora de casa. Mas só faça isso com o carro bem seco para que não apareçam manchas indesejadas.

 

 Suspenda o veículo para que as rodas fiquem no ar 

O contato prolongado com o chão pode fazer com que as rodas fiquem deformadas. Para evitar esse tipo de problema, use cavaletes para suspender o carro e evitar esse contato. Caso não tenha essa possibilidade, verifique as rodas do veículo sempre que possível e calibre os pneus para que não fiquem murchos. Além disso, se for possível, faça pequenos movimentos com o carro dentro da garagem para evitar esses problemas. Caso não seja possível realizar os procedimentos acima, procure um profissional para realizar uma checagem ao final da quarentena.

 

Evite que os componentes do freio grudem

Para evitar esse tipo de situação, deixe o freio de mão solto e o carro apoiado por pedaços fortes de madeira.

 

 

Cuide dos fluídos do veículo 

Com um período de quarentena prolongado, que passe dos três meses, é necessário deixar a menor quantidade de combustível possível no tanque do veículo. Isso se deve ao fato de que a gasolina e o álcool podem estragar dentro do reservatório e causar o entupimento de dutos e bicos.

Caso o tanque do seu veículo esteja seco, utilize os equipamentos corretos para a sua retirada: bomba de sucção e um reservatório próprio para combustível. Se não tiver, espere o fim da quarentena e procure um profissional para fazer a avaliação do veículo e realizar os procedimentos necessários. Todas as indicações também valem para o óleo de lubrificação.

 

 

Bateria do carro

A bateria de um carro que fique muito tempo parado pode sofrer descarga e você pode ficar na mão. Por isso, é necessário ligar o carro periodicamente. Agora, se você acha que vai ficar sem rodar com o carro num período superior a um mês, o recomendado é desligar a bateria do veículo.

 

 

Gostou? Agora o seu carro também está preparado para encarar o isolamento social. Mantenha o seu carro em ordem e fique ligado nas nossas dicas!

 

VOLTAR AO INÍCIO