Maio Amarelo
6 mai

Maio Amarelo

Desde 2014, o mês de maio é marcado pelo movimento “Maio Amarelo”, que nasceu com a proposta de simbolizar o cuidado com vida, chamando a atenção social para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Nos últimos anos, vêm sendo realizadas ações que fazem a sociedade refletir sobre a segurança viária e redução de acidentes de trânsito.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, de forma que o tema segurança viária engaje os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, em propagar o conhecimento, abordando a amplitude exigida pelas questões do trânsito exige.

A representação por um laço amarelo foi pensada com a intenção de tratar os acidentes de trânsito como uma epidemia, despertando a atenção de cada um para a adoção de um comportamento mais seguro e responsável pela preservação da vida. O mês também não foi escolhido ao acaso. Ele se tornou referência mundial em 2011, quando, em 11 de maio daquele ano, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Já a cor, amarela, simboliza a atenção, além da sinalização e advertência no trânsito.

Tanto no Brasil quanto no mundo, diversas cidades já aderiram ao Maio Amarelo, propondo atividades que visem a conscientização da sociedade por mais paz no trânsito, mas lembramos que é de extrema importância que a postura consciente gerada pela campanha seja mantida o ano inteiro.

VOLTAR AO INÍCIO