Como higienizar corretamente seu carro em tempos de crise
3 abr

Como higienizar corretamente seu carro em tempos de crise

A higiene é um hábito essencial na vida do ser humano, sendo responsável por evitar que grandes variações de micróbios, vírus e bactérias penetrem no nosso corpo e causem doenças e outros problemas de saúde.

Em meio ao momento em que estamos vivendo, com a disseminação do chamado Coronavírus (Covid-19), os hábitos de higiene se fazem ainda mais importantes para evitar o seu contágio, que se dá, principalmente, por meio do toque com áreas como olhos, nariz e boca.

Mas se engana quem pensa que somente a higiene pessoal é necessária. Por ser um espaço fechado em que o ar não circula muito e a parte interna é muito tocada por motorista e passageiros, os carros também são locais que precisam de atenção para evitar essas doenças e ainda garantir seu bom funcionamento.

Por isso, preparamos este artigo para te ajudar na tarefa de higienizar corretamente seu carro em tempos de crise e, claro, em outros momentos também. Confira abaixo!

Hábitos de higiene recomendados

Para a segurança do motorista e de toda a sua família, alguns hábitos já estão sendo recomendados para o dia a dia e também são válidos no momento em que for utilizar o carro.

Um exemplo é o de sempre que chegar em casa lavar as mãos com água e sabão, friccionando-as por no mínimo 20 segundos. Essa atitude evita que possíveis vírus sejam carregados dos locais onde o motorista e os caronas estiveram para dentro de casa.

Como evitar o contágio das pessoas no carro

Nesse momento, muitas dúvidas podem surgir em relação aos melhores hábitos de higiene para manter você e sua família protegidos do novo Coronavírus (Covid-19). Para saná-las, reunimos uma série de recomendações do Ministério da Saúde que também devem ser seguidas nos veículos.

Janelas abertas: manter as janelas abertas promove maior circulação do ar e reduz consideravelmente as chances de contágio por vias aéreas. Pesquisas já confirmaram que o vírus continua ativo por até três horas no ar em ambientes fechados sem ventilação. Por isso, a renovação do ar é tão importante. Ou seja, nem pensar em ligar o ar condicionado nesse período, ok? Dê preferência às janelas abertas.

Mínimo de pessoas no carro: como uma pessoa infectada pode demorar a demonstrar sintomas do Coronavírus, é extremamente recomendado que se evite circular em um veículo com muitas pessoas. Evite andar desnecessariamente com caronas e saia somente para realizar tarefas essenciais, como ir ao mercado, por exemplo.

Álcool em gel: tenha sempre um vidrinho de álcool em gel para auxiliar na higienização das mãos quando não há água e sabão por perto. O produto ajuda a matar o vírus e evitar o contágio por meio das mãos, que podem ser levadas a áreas como olhos, nariz e boca. Lembre-se ainda de sempre oferecer o álcool em gel às outras pessoas que estiverem no veículo.

Como higienizar corretamente o veículo

Alguns ítens dos veículos tem contato direto com as mãos, e por isso devem ser foco de cuidados para não provocar riscos ao motorista e aos passageiros. Motoristas de aplicativos, por exemplo, receberam instruções das empresas mantenedoras sobre cuidados que devem ser tomados para continuar em atividade sem prejudicar a saúde dos envolvidos. 

Confira abaixo quais são os principais acessórios ou partes de um veículos que precisam de atenção no momento da limpeza:

Limpeza simples com pano seco e álcool isopropílico:

• Painel;

• Volante;

• Maçanetas;

• Alavanca de câmbio e toda superfície plástica;

• Botões ou alavancas de acionamento dos vidros da janela;

• Cintos de Segurança;

• Bancos de couro (de tempos em tempos, também é recomendável fazer uma limpeza profunda com água e sabão).

Lavagem frequente com água e sabão:

• Lixeira, com retirada do lixo diariamente;

• Bancos de tecidos sintéticos (o recomendado é aplicar a mistura com um borrifador e esfregar com um pano, depois “enxaguar” com outro pano úmido e deixar secar naturalmente);

• Carpetes (também podem ser utilizados produtos alvejantes).

Os equipamentos de ar-condicionado também devem ter sua limpeza realizada a cada 6 meses, por meio do processo de oxi-sanitização, que higieniza profundamente e remove o mau cheiro da parte interna do veículo.

O álcool isopropílico é indicado para a limpeza de materiais de plástico, pois não danifica esse tipo de material e mantém sua alta durabilidade. Já o tempo entre uma limpeza e outra vai depender da utilização do carro: caso as saídas sejam frequentes, a limpeza deve ocorrer sempre que possível, em virtude do vírus. Quando essa esse risco passar, o processo pode ser realizado de 15 em 15 dias para a manter o veículo sempre higienizado e com boa apresentação.

Não deixe a sua vida parar

Nesse momento é preciso se recolher e cumprir quarentena para a sua segurança e a das pessoas que você ama. Por isso, dê preferência aos serviços que atendem via delivery e por atendimento remoto. Dessa maneira, você consegue resolver sua vida com tranquilidade e segurança.

Aqui no Center Car, estamos atentos às orientações da OMS e da prefeitura: já fazemos atendimento remoto aos clientes através do site e do whatsapp das lojas. Todo nosso estoque de mais de 600 automóveis está disponível no nosso site, onde você pode ver fotos e detalhes dos veículos, solicitar vídeo, fazer simulações de financiamento e negociar!

E comprando seu seminovo com a gente, nós o levamos até sua casa. Conte conosco para passar por esse momento com saúde e sem deixar de fazer o que precisa ser feito.

VOLTAR AO INÍCIO