Carros seminovos ou novos? Qual escolher?
20 mar

Carros seminovos ou novos? Qual escolher?

O sonho de consumo de muitos brasileiros é adquirir um veículo novo para chamar de seu. As opções no mercado são inúmeras, e na hora de fazer a escolha muitas dúvidas aparecem como, por exemplo: devo optar por carro seminovo ou carro zero? Diante disso, o que levar em conta para fazer a escolha certa?

Muitas pessoas tendem a optar por modelos zero-quilômetro, devido ao conforto, aos equipamentos de última geração, pelo menor risco de problemas mecânicos, e também à beleza que chama a atenção. Mas, além desses aspectos, é preciso observar outros como: se é possível adquirir um carro seminovo mais completo do que um zero; a sua real necessidade de desembolsar mais para ter um zero-quilômetro; e até mesmo se você é recém-habilitado. 

Confira quais as vantagens e desvantagens de adquirir um veículo seminovo ou zero-quilômetro!

 

VEÍCULOS ZERO-QUILÔMETRO

Vantagens:

Comprar um veículo zero-quilômetro é um sonho para muitas pessoas. Mas mesmo assim, ao adquiri-lo, o comprador não pode ter a certeza de que o veículo apresentará condições excelentes. Porém, por ser novo, avarias em sua lataria e possíveis problemas de mecânica não serão preocupações presentes. 

Mas, para mantê-lo dessa forma, é preciso ter os cuidados necessários e em caso de problemas levá-lo a um mecânico de confiança e fazer manutenções periódicas do veículo. Se quer saber mais sobre o assunto, clique aqui e confira um conteúdo exclusivo de como escolher um bom mecânico

Além disso, o veículo que sai direto da concessionária possui diversas garantias do fabricante como: segurança de um veículo que não sofreu nenhum tipo de acidente automobilístico; não passou por nenhum tipo de manutenção; além de garantias de peças originais do veículo em caso de problemas futuros. 


Desvantagens:

Muitos desejam ter um carro completo, com equipamentos de última geração. Mas, sabemos que esse tipo de veículo pode pesar no bolso. Dessa forma, muitos acabam optando por adquirir um veículo inferior devido ao preço ofertado pelo mercado. Para o comprador, esse fator pode ser frustrante. E o problema de se adquirir um modelo inferior é a grande dificuldade para revendê-lo. O que faz com que a desvalorização seja ainda maior.

Além do valor elevado de compra, uma das principais desvantagens está na desvalorização que o veículo zero-quilômetro sofre logo após o seu registro. Assim que o carro sai da loja, ele sofre depreciação de 15% do valor pago pela sua compra. Dessa forma, quando for o momento de trocá-lo, o valor de venda deverá ser bem abaixo do que valia anteriormente. 

Durante os três primeiros meses do veículo, é normal que a desvalorização continue acontecendo. Devido a isso, caso haja interesse por parte do comprador em trocar de veículo nesse período, é melhor adiar um pouco a decisão. 



VEÍCULOS SEMINOVOS

Vantagens:

A grande vantagem de adquirir um carro seminovo é o valor da sua compra. Devido à desvalorização já sofrida com o passar dos anos, muitas ofertas são encontradas para seminovos no mercado. E, em alguns casos, o carro ainda possui a garantia devido a poucos anos de uso. 

Além disso, com o valor que seria usado para adquirir um carro novo sem muitos equipamentos, com o mesmo valor, você pode adquirir um veículo seminovo de modelo anterior, mas que possui muitos benefícios como peças diferenciadas. Para quem tem o costume de sempre trocar de carro, optar pelo seminovo é uma forma de fugir da alta desvalorização. 

Em casos em que o motorista não possui muita experiência na direção de um veículo, optar por um carro seminovo é uma grande opção a ser considerada. Tal fato se deve aos problemas como batidas que podem acontecer, desvalorizando o carro ainda mais. Adquirindo um carro desse tipo, os iniciantes não terão que se preocupar tanto com isso. 

 

Desvantagens:

Caso você não faça uma boa vistoria antes no carro, ao levá-lo num mecânico de confiança, ou ao comprá-lo diretamente da mão de terceiros, é comum que apareçam alguns problemas mecânicos e estéticos no carro que poderiam estar “escondidos”.

Por isso mesmo, recomendamos que a compra do seu seminovo sempre ocorra em locais de grande credibilidade, como é o caso do Center Car e suas lojas! 

Tendo em vista tudo isso, ao adquirir um seminovo é preciso: realizar uma avaliação com mecânico de confiança no veículo, procurando por possíveis arranhões e batidas; se atentar às documentações do veículo que está sendo vendido; pedir ajuda de quem entende de automóveis na hora da decisão de qual modelo adquirir. 

Agora que você já sabe quais as vantagens e desvantagens de um seminovo, que tal conferir as nossas ofertas? Clicando aqui você encontra o modelo que é a sua cara!

VOLTAR AO INÍCIO