Carro na enchente: o que fazer durante e depois
2 mar

Carro na enchente: o que fazer durante e depois

Os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro vêm sofrendo com as chuvas e os alagamentos que provocam muitas perdas para a população. Ultimamente as enchentes são comuns em algumas cidades por inúmeros motivos e um dos bens que mais sofre com isso é o automóvel. 

Ninguém nunca está preparado para passar por isso, mas, infelizmente, é um dos desastres que tem levado a desaparecimentos, danos e até a perda total do carro, que provoca grandes prejuízos aos proprietários. Nunca sabemos quando vamos nos deparar com uma situação crítica de alagamento e, caso isso aconteça um dia com você, é bom saber como agir. Mas, em alguns casos, é possível evitar problemas maiores com atitudes preventivas. Então, leia com calma este post para saber como agir com seu carro na enchente: o que fazer antes, durante e depois para proteger seu carro.

Começou a chuva forte e a água está subindo, o que fazer?

Em dias muito chuvosos, é recomendável não retirar o carro da garagem, mas, em alguns casos esta atitude defensiva não é possível. E, quando você está em um local que é atingido por uma enchente, seja ela baixa ou alta, são muitos os riscos de causar problemas mecânicos no veículo. Por isso, confira as dicas abaixo:

1) Mantenha a calma

Pode parecer simples, mas quando você se encontra na situação de carro na enchente é difícil ficar tranquilo diante desse fato. O primeiro pensamento é de salvar o veículo primeiramente, mas é essencial que o motorista priorize a sua segurança antes da do veículo.

Mesmo que seja importante salvar o veículo é necessário ter atenção com a segurança de você próprio.

2) Evite as ruas com maior probabilidade de enchentes

Sabendo que algumas áreas de nossa cidade acabam sendo alvo contínuo de alagamentos, procure evitar passar por essas regiões para que seu carro não seja prejudicado pelas enchentes.

Mas é claro que, muitas vezes, passar com o carro nesses locais é inevitável e você se vê tendo que arriscar e passar nesses locais, mesmo que o carro se encontre com a água cobrindo quase metade dos pneus, por exemplo. Nesses casos, é interessante praticar outras ações simples que evitam problemas maiores. Nos outros tópicos citamos algumas delas.

3) Cuidado com a velocidade

Mantenha a velocidade baixa, dando preferência a 1ª ou 2ª marcha. Essa atitude dá mais força ao carro para que ele resista à força da corrente de água.

Nesta situação, você deve estar ciente também de que a visão fica melhor quando o veículo se mantém em uma velocidade baixa, pois evita o encontro de um carro com objetos que podem estar sendo arrastados pela água ou jogados em razão de fortes ventos, por exemplo.

4) Motor: sempre constante

O motor do carro deve ficar em rotação constante para que, somando à baixa velocidade, o risco de aspiração de água seja baixo e forneça mais aderência aos pneus.

5) Procure por um lugar alto

Uma ação simples que pode ser tomada nesse momento é a de procurar uma calçada alta e estacionar o veículo em cima dela. Essa atitude aumenta a altura do carro e pode preservar melhor o veículo da água.

6) Mantenha os pneus sempre conservados

Para garantir a preservação da posição de um carro na enchente, o estado de conservação dos pneus é um passo fundamental e que pode ajudar a prevenir maiores problemas e acidentes em diversas ocasiões. Somando isso à rotação constante do motor, aumentam as chances de manter o veículo menos suscetível ao contato da água com peças importantes do veículo.

7) Desligue o que puder no carro

O ar-condicionado de um carro na enchente deve ser rapidamente desligado. Essa atitude previne que água entre no motor, pois a sucção diminui. Outras partes elétricas também devem ser desligadas, como o som do veículo, por exemplo.

8) Não force o veículo

Caso o carro “morra”, é recomendado não forçar para que ele retorne a ativa, pois essa ação pode acentuar possíveis problemas no motor. E, se tratando dessa peça que tem bastante importância para o funcionamento do veículo, é fundamental tomar cuidado com ela em qualquer situação.

9) Atenção com os carros automáticos

Se o câmbio do carro for automático, é recomendável que se utilize os recursos de “snow” e “winter”, se disponíveis. Eles vão garantir maior estabilidade ao carro, da mesma forma em que ocorre nos carros manuais.

Se o seu veículo não possuir esse tipo de recurso e, ainda assim, você desejar ou precisar seguir em frente, lembre-se de manter a velocidade sempre baixa e procurar por passeios altos para aumentar a distância entre o motor e a água.

 

E se o carro estiver com água acima da metade dos pneus?

Caso você encontre seu carro na enchente após o episódio, é muito importante que você leve-o rapidamente a um mecânico de confiança. O ideal é que essa transferência de local seja feita com o carro desligado, por guincho. A rapidez na checagem feita por um mecânico pode evitar problemas que se intensificam com a demora.

Mas, se você preferir conferir por conta própria em um primeiro momento, é possível observar alguns itens e já ter uma ideia do tamanho do prejuízo. Mas lembre-se de nunca ligar o carro até que ocorra a revisão de um profissional. Nessa primeira fase, alguns acessórios e peças podem ser avaliados, como por exemplo:

 

- Filtros de ar: se estiverem molhados, não ligue o carro e chame um reboque;

 

- Bancos, cinto de segurança e tapetes: podem ser mais facilmente recuperados e, em muitos casos, é necessária somente a limpeza e secagem sobre o sol, para evitar mofo e mau cheiro no veículo;

 

- Assoalho: o feltro antirruído deve ser retirado pois ele perde o seu nível de isolamento acústico e atrai mofo ao retirar um carro na enchente. A melhor opção nesse caso é substituir por um novo;

 

- Óleo do motor: o contato da água com a substância causa contaminação e atrapalha a lubrificação necessária para o bom funcionamento do motor;

 

- Componentes elétricos: o mais seguro é realizar a troca de todo o chicote elétrico pois a água pode prejudicar o funcionamento correto do veículo;

 

- Áreas de vedação: retire as borrachas de áreas como as dobradiças das portas, passe um pano úmido e deixe secar naturalmente para só então recolocar as vedações, assim você evita a oxidação precoce da carroceria;

 

- Câmbio e motor: uma atenção especial deve ser dada a essas duas partes assim que tirar o carro na enchente, pois interferem diretamente no funcionamento do veículo e, caso necessária a substituição do motor por exemplo, você provavelmente precisará desembolsar entre 5 e 20 mil reais por um novo e o valor vai de acordo com o modelo.

 

Após verificar cada um desses componentes, lembre-se ainda de levar seu carro imediatamente para a avaliação de um profissional capacitado e de confiança para garantir a recuperação e manutenção correta do seu veículo.

 

O seguro cobre carro na enchente?

Muitas pessoas acreditam que o seguro salva os carros que passam por essa situação, mas não é bem assim que funciona. São exemplificados em contrato alguns eventos que podem ocorrer no momento da enchente e que entram ou não na cobertura de um seguro, entenda melhor:

 

• O comum em seguros automotivos é observar que existe cobertura compreensiva, que é a que cobre colisão, incêndio, roubo e furto. Neste tipo de seguro também pode entrar a cobertura para caso de carro na enchente, mas esse caso costuma ser válido somente para carros que estavam parados no momento do acidente.

 

• Alguns seguros não abrangem casos em que o motorista arriscou passar por cima da enchente na tentativa de conseguir atravessá-la, mas acabou causando problemas ao veículo.

 

• Existem também tipos de seguro que cobrem outros problemas que resultam de fortes chuvas, como a queda de árvores, muros e postes.

 

Portanto recomendamos muita atenção a esses tópicos e condições descritas em um contrato de seguro para carros, pois quando ele sofre por conta de uma enchente, os danos podem provocar muitos gastos indesejados para o motorista.

 

Quais problemas podem ser recuperados em um carro na enchente?

Peças essenciais dos veículos podem sofrer com a chegada da água. Um dos exemplos é o filtro de ar, que, se observado no estado encharcado, mostra que provavelmente o motor foi atingido pelo alagamento.

Veículos que ficaram completamente submersos também podem ser recuperados. Nesse caso, vale dizer que o valor que deve ser pago pelo motorista aumenta drasticamente e o tempo que levará essa recuperação vai depender do nível em que as peças se encontram. Mas caso o automóvel possua uma seguradora, ela decide se vai tentar recuperar os estragos ou declarar perda total.

Uma das ações indicadas para limpar um veículo retirado de enchente é a higienização de todo o seu interior. O valor desse serviço também varia de acordo com a altura em que a água chegou no carro.

 

Serviços do Center Car que podem te ajudar a recuperar seu veículo ou encontrar outro rapidamente

Aqui no Center Car, o maior shopping de carros de Juiz de Fora, possuímos serviços que podem recuperar o desempenho de carros que sofreram nas enchentes e ainda resgatar a estética deles.

 

Em algumas ocorrências, pode vir a acontecer a perda total de um carro na enchente. Para esses casos, o Center Car tem uma grande variedade de carros seminovos em perfeito estado para suprir qualquer necessidade e urgência. Se você quer saber todos os benefícios de comprar carros seminovos, clique aqui e confira nosso artigo sobre o assunto. E nesse outro texto, damos algumas dicas para aproveitar as melhores ofertas de seminovos.

 

Além disso, oferecemos as mais baixas taxas de financiamento e uma grande variedade de produtos e serviços, com mais de 600 modelos em estoque no maior shopping de carros de Juiz de Fora e região. Clique aqui e confira todos os veículos disponíveis. Aproveite e simule seu financiamento neste link. Esperamos você aqui!

 

VOLTAR AO INÍCIO