Vale a pena ser motorista de Uber?
10 jan

Vale a pena ser motorista de Uber?

Se você gosta de dirigir e está procurando emprego nessa área ou busca um trabalho que te permita horários mais flexíveis para complementar a renda, certamente já pensou em se tornar motorista de Uber. Mas, afinal, quais são as vantagens e desvantagens dessa função? É realmente possível ganhar dinheiro com isso? Como tornar esse serviço lucrativo?

Neste artigo, vamos trazer para você os prós e contras de ser motorista de Uber, 99 e outros aplicativos similares para que você possa avaliar se realmente vale a pena e, se sim, como fazê-lo da melhor forma para obter o máximo de benefícios. Vamos lá?

Como funciona o Uber para motoristas?

Plataformas online como Uber e 99 surgiram há pouco tempo, mas já modificaram muito do dia a dia dos brasileiros desde que chegaram no país. Com o objetivo de conectar motoristas e passageiros, elas geram cada vez mais empregos para quem se cadastra nos aplicativos e contam atualmente com cerca de 600 mil parceiros em todo o país.

O número de motoristas é alto, mas não significa que não valha mais a pena investir nessa função. Afinal, a demanda também cresce diariamente e, com as estratégias certas, é possível manter uma boa média de clientes diários e, consequentemente, fazer um bom montante.

Quanto ganha um motorista de Uber?

Uma das maiores vantagens de plataformas como Uber e 99 é que elas funcionam 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, o que possibilita que os motoristas façam seus próprios horários. A matemática é simples: quanto mais clientes e viagens o motorista pegar, mais dinheiro vai receber.

A média diária para um parceiro que trabalha 10 horas por dia é de cerca de R$200 de lucro bruto. O valor referente aos pagamentos feitos com cartões de crédito e débito é enviado semanalmente, depositado direto na conta corrente ou poupança do parceiro, o que também garante segurança e reduz as chances de perigos como roubos e assaltos.

Porém, é importante se lembrar de que o carro é seu instrumento de trabalho e o motorista deve ter CNH com título de EAR (Exerce Atividade Remunerada), arcar com todos os seus custos de limpeza e manutenção e ter seguro com cobertura APP (Acidentes Pessoais a Usuários). Por outro lado, não precisa pagar taxas e licenças a órgãos públicos, como os taxistas precisam, por exemplo. E também têm acesso a uma série de descontos em diversos estabelecimentos do Brasil, para investir de maneira apropriada na manutenção do automóvel e no crescimento profissional.

Vantagens e desvantagens de ser motorista de Uber

Como todos os empregos e profissões, ser motorista de Uber e outros aplicativos tem prós e contras que devem ser ponderados. Confira abaixo a lista que preparamos com vantagens e desvantagens de ser motorista de Uber:

Vantagens

• Liberdade para fazer seus próprios horários;

• Receber semanalmente;

• Controle de quanto você ganha;

• Clube de vantagens com descontos em diversos estabelecimentos;

• Alta demanda de clientes, especialmente em determinados horários do dia.

Desvantagens

 • Arcar com custos de manutenção do carro;

• Alta concorrência;

• Sem salário fixo.

E, afinal, vale a pena ser motorista de Uber?

Considerando tudo que falamos por aqui, é importante colocar na ponta do lápis e avaliar também sua rotina, seu estilo de vida e o que você espera do trabalho. Ficou interessado em trabalhar como motorista de Uber? Nós, do Center Car, preparamos um guia com as melhores dicas e informações sobre a plataforma, os requisitos mínimos e o passo-a-passo de como se tornar um parceiro, além dos melhores carros para essa função. Para conferir, basta clicar aqui e fazer o download.

VOLTAR AO INÍCIO